Comer fora de casa aquece mercado de alimentação em Teresina

O crescimento da economia e a mudança dos hábitos de consumo da nova classe média têm proporcionado um crescimento do mercado de alimentação.

Comer fora de casa está mais comum. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A praticidade e a falta de tempo levam cada vez mais pessoas a buscar maneiras rápidas na hora de se alimentar. Além disso, o crescimento da economia e a mudança dos hábitos de consumo da nova classe média tem proporcionado um crescimento bastante significativo do mercado de alimentação fora do lar.

E os motivos são simples, geralmente, quem trabalha nos centros comerciais evita se deslocar do trabalho para casa no horário de almoço, tanto pela distância quanto pela economia de tempo.

O resultado disso é o crescimento de negócios para atender a demanda crescente de clientes que buscam refeições fora de casa. Dentro dos novos estabelecimentos que surgem a cada dia, as franquias de restaurantes ganham destaque.

Só em 2011, o crescimento desse tipo de franquia bateu a marca de 16,9%, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O levantamento destaca ainda que o setor de alimentação fora do lar, especificamente, expandiu em 14,5%, com o ingresso de 54 novas marcas disputando a preferência dos consumidores que ganham com a concorrência e a diversidade de refeições oferecidas a preços competitivos.

Dentro dessa perspectiva, a região Nordeste vem se mostrando como uma das regiões mais promissoras para o desenvolvimento desse mercado e tem atraído novos investidores.

Até 2013, a expectativa de aumento das redes instaladas na região nordeste é de 20,3%, sendo a maior registrada em todo o cenário nacional. É justamente no crescente consumo da classe C que reside um dos fatores que mais tem impulsionado esse filão de mercado.

Em Teresina, o crescimento das franquias de alimentação seguem a tendência dos bons números que se apresentam para o setor. Sendo que, a inauguração de novas praças de alimentação em shoppings e galerias na capital, motiva cada vez mais a ação de empreendedores que desejam montar o próprios negócio.

São clientes com o perfil de Ana Carolina Ferreira de Sousa Lopes, 25 anos, que as franquias de alimentação querem fidelizar. Trabalhando o dia todo e sem tempo de preparar as próprias refeições no curto espaço do horário de almoço, ela e o marido colocaram as contas no papel e optaram pela comodidade de almoçar fora de casa.

?Nós passamos o dia trabalhando e ao fazermos as contas observamos que seria mais cômodo e econômico almoçar fora do que pagar uma pessoa para ficar em casa preparando as refeições.

Sem falar que temos muito mais opções do que a comida do dia a dia?, explica. Ana Carolina revela ainda que tem preferência pelas franquias que servem pratos combinados em comparação com os self-services.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES