Comércio de Teresina entra em greve nesta quinta-feira

A greve foi adiada para hoje em razão da mobilização popular na primeira fase da Copa do Mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os trabalhadores do comércio de Teresina entram em greve a partir de hoje. A decisão foi tomada em uma assembleia geral, após várias tentativas frustradas de negociação com a classe patronal.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina (SINDICOM) reivindica melhores condições de trabalho, vale alimentação e salário de quase mil reais. A greve foi anunciada duas semanas atrás, mas foi adiada por conta do jogo da Seleção Brasileira e o feriado.

De acordo com o SINDICOM, a greve visa atingir 100% do comércio, mas por conta do receio de perder o emprego, a maioria dos funcionários deverá ir trabalhar na manhã de hoje.

?Queríamos uma paralisação de todas atividades do comércio na capital, a partir das 7 horas da manhã, mas sabemos que a maioria dos trabalhadores não vai aderir à greve por medo de perder o emprego?, conta o presidente, José Pereira.

Mesmo com o indicativo de greve, a maioria dos comerciantes e lojistas ainda não decidiu se vai aderir à greve. O gerente, Gilmar Martins, diz não ter recebido nenhuma orientação por parte do sindicato.

?Não temos nenhum posicionamento ainda sobre a greve, é muito provável que iremos abrir amanhã. No ano passado fechamos as portas por alguns momentos para apoiar a greve, mas este ano ainda não sabemos?, afirma.

O Sindicato promete ir às ruas hoje com carros de som para incentivar os funcionários das lojas do centro a fecharem e paralisarem suas atividades. ?Estamos abertos a negociações, a greve irá durar até a classe patronal resolver atender nossas reivindicações?, esclarece o presidente do SINDICOM.

As negociações estão sendo feitas há mais de quatro meses. Dentre as reivindicações, estão: o direito ao vale-alimentação, melhores condições de trabalho, piso de 865 reais, além da regulamentação do plano de saúde que já é oferecido para 90% dos trabalhadores.

Para o Sindicato o vale-alimentação é primordial, apesar de 60% dos trabalhadores já receberem os valores que variam entre R$ 7,50 a R$ 9,00 reais, o desejo do Sindicato é estender a toda classe com o mesmo valor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES