Comércio mundial teve queda recorde em 2009, diz OMC

Dado anunciado é pior que o das últimas projeções da OMC

Avalie a matéria:
Queda é a maior desde o fim da 2º Guerra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O volume dos intercâmbios comerciais no mundo registrou uma queda de 12% em 2009 em consequência da crise, no maior retrocesso desde 1945, anunciou o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

"O comércio mundial se contraiu 12% em 2009, na maior desaceleração desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse Lamy em uma conferência organizada pelo European Policy Center, um centro de reflexão de questões europeias em Bruxelas.

O dado anunciado por Lamy é pior que o das últimas projeções da OMC, que no início de dezembro previa uma queda dos intercâmbios comerciais de 10% em 2009.

BRASIL:

No Brasil, a balança comercial brasileira se recuperou e registrou um resultado positivo (exportações menos importações) de US$ 735 milhões nas três primeiras semanas de fevereiro (entre os dias 1º e 21), segundo dados divulgados na segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em janeiro de 2010, e também na primeira semana de fevereiro, a balança havia registrado déficits, com as importações superando as vendas ao exterior. Em fevereiro de 2009, foi registrado um superávit comercial de US$ 1,76 bilhão.

Internamente, o comércio fechou o ano passado com expansão de 5,9%, abaixo da taxa de 9,1% registrada no ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES