Comércio varejista registra queda de 3%

Queda é a maior registrada desde 2000, diz o Instituto.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comércio varejista registrou queda de 3% no volume de vendas em abril na comparação com março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira (16). Segundo o IBGE, a queda mensal é a maior registrada desde o início da série histórica, em 2000

O declínio nessa comparação foi registrado após um trimestre de expansão, segundo o instituto.

Já na comparação com abril de 2009, o volume de vendas cresceu 9,1%,

"Na relação abril/março com ajuste sazonal, apenas duas das dez atividades pesquisadas registraram alta no volume de vendas: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (+2,2%)", informou o IBGE.

Ainda entre março e abril, Móveis e eletrodomésticos apresentaram estabilidade e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo declinaram 0,7%. No mesmo sentido, Veículos e motos, partes e peças diminuíram 11,7%.

Em 2010, o resultado acumulado também é positivo: vendas cresceram 11,8% nos quatro primeiros meses do ano.

Comparação com um ano antes

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a expansão da receita foi forte, de 13,2%.

Levando em conta o comparativo com abril de 2009, sem ajuste sazonal, o volume de vendas acabou maior nos oito segmentos analisados, como Móveis e eletrodomésticos (22,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (16,7%).

"Os 22,7% de crescimento no volume de vendas em Móveis e eletrodomésticos representaram o maior impacto na formação da taxa do varejo (36%). Tal resultado pode ser atribuído às vendas relacionadas ao evento da Copa do Mundo, além da ampla oferta de crédito", destacou o IBGE em nota.

Junto com os dados de abril, o IBGE revisou os dados de março para crescimento de 2,1% em relação a fevereiro. Anteriormente, havia sido divulgada uma expansão de 1,6%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES