Comissão aprova isenção de IR para idosos com mais de 65

Pela legislação atual, os idosos com 65 anos ou mais que recebem valores referentes à aposentadoria

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) os valores recebidos mensalmente por idosos com 65 anos ou mais. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), limita a isenção até o valor máximo dos benefícios pagos no Regime Geral de Previdência Social - atualmente fixado em R$ 3.916,20.

De acordo com a legislação atual, os idosos com 65 anos ou mais que recebem valores referentes à aposentadoria pela Previdência Social, reforma ou pensão têm uma isenção de IR de até R$ 1.499,15 por mês (valor de 2010). Contudo, o benefício não contempla os idosos com 65 anos ou mais que fizeram uma poupança individual ou outro tipo de investimento como sua aposentadoria.

"Desse modo, a presente proposição tem por objetivo estender o benefício a todos os idosos com mais de 65 anos, quer recebam benefícios previdenciários ou não", justificou o relator da matéria, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O benefício proposto não será cumulativo, ou seja, se o contribuinte já conta com isenção prevista na tabela do Imposto de Renda (sobre indenização por acidente de trabalho, por exemplo), a nova isenção, caso se torne lei, incidirá apenas sobre a diferença entre a parcela já isenta e o teto de benefício.

A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será analisada de forma terminativa, ou seja, sem a necessidade de votação no plenário da Casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES