Companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar fusão ainda hoje

União criará empresa com cerca de 14% do mercado nacional do setor.

Avalie a matéria:
As aéreas convocaram um encontro com a imprensa para a tarde desta segunda, mas não confirmaram o teor do encontro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar, nesta segunda-feira (28), a fusão de suas operações, criando uma empresa com cerca de 14% do mercado doméstico.

As aéreas convocaram um encontro com a imprensa para a tarde desta segunda, mas não confirmaram o teor do encontro. Fontes próximas à negociação, no entanto, confirmaram que se trata do anúncio de fusão.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda, a Azul detinha, em abril, 9,94% de participação no mercado do país, fazendo da companhia a terceira maior do setor.

Já a fatia da Trip no mesmo período era de 4,29%. A empresa, no entanto, mostrou avanço em relação aos 2,7% de participação um ano antes ? destaque entre as companhias aéreas de menor porte.

Desta forma, as duas empresas detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23%. A liderança segue sendo disputada entre a TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.

De acordo com o mesmo balanço da Anac, a participação das empresas aéreas de pequeno porte, como a Trip, no mercado doméstico cresceu 33% em abril na comparação com o mesmo mês de 2011, passando de 19% para 25,3%.

A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou em março do ano passado uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional, acordo que não se concretizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES