Barrinha, em Cajueiro da Praia, é destaque na Vogue Casa

Com uma proposta mais exclusiva, casa opta por muito espaço para poucos hóspedes

Novo conceito de hospedagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A praia de Barrinha, em Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, foi destaque, recentemente, na Revista Vogue Casa, com suas pousadas construídas de forma a preservar a sustentabilidade. O periódico destacou que a arquitetura local reaproveita materiais descartados para construir, de maneira responsável, preservando os recursos naturais.

Um dos exemplos destas pousadas é a Casa Rio da Barra. O cenário é uma praia paradisíaca. Já a casa-pousada é um luxo. Com piscina e amplo espaço para se divertir com os amigos. O preço condiz com a exclusividade e quantidade limitada de quartos, além da questão do serviço personalizado. O espaço inaugura um novo conceito de estadia em Barra Grande, pedacinho amado do litoral piauiense.

Crédito: divulgação.

A casa possui todos os serviços de uma pousada comum. Com quatro quartos para até 11 pessoas, o espaço dispõe de uma equipe de quatro pessoas, entre jardineiro, cozinheira e arrumadeiras. “É como se fosse uma pousada particular”, explica Martha Ribeiro, proprietária do empreendimento.

Crédito: divulgação.

Ao todo são 3.600 m², com área de lazer com piscina e churrasqueira e espreguiçadeiras, em frenta à paradisíaca Lagoa de Santana. O público que busca o local é composto de pessoas que preferem curtir a praia de um jeito mais reservado. “Normalmente são famílias ou amigos que nos procuram. São pessoas que buscam um serviço diferenciado. Dispomos de todo o serviço que a pessoa precisar. Temos fornecedores locais, com algo bem exclusivo”, avalia Martha.

A empresária aponta a praia com um polo de aprendizado do kite surf. “O kite surf é uma grande atração. Muitas famílias de velejadores viajam para Barra Grande, principalmente quem quer aprender. Isso termina sendo um fator determinante que viabiliza restaurantes e pousadas. No final agrada todo mundo: quem veleja, ou não”, acrescenta.

Crédito: divulgação.

No entanto, tem gente que vem apenas para apreciar as ricas belezas naturais do Norte do Piauí. “Muita gente que vem para minha casa, por exemplo, vem aqui simplesmente pelo local. Afinal, é lindo. Ficamos na frente da Lagoa de Santana. É uma vivência diferente porque é quase como se você estivesse em uma fazenda, só que no mar. Você tem o kite surf, mas também tem a belíssima região, além da maravilhosa culinária”, aponta Martha Ribeiro.

O paraíso dos europeus do kite surf

Martha destaca as praias como o centro turístico da região. “Praia paradisíaca com uma água de temperatura agradável, uma vegetação com tudo muito lindo, uma noite com programação gostosa e o turismo esportivo, com o kite surf em primeira linha. Mas tem outras coisas para fazer com a família, como andar de barco e stand up”, considera.

Crédito: divulgação.

Barrinha, vila mais afastada há um quilômetro do Centro da vila de Barra Gronde e local onde fica a pousada, também tem encantos peculiares. “É um lugar mais pacato, com casas de pescadores, o que cria uma atmosfera tranquila e gostosa para quem vai. Além de brasileiros, temos uma presença europeia forte. Eles gostam do Brasil e encontraram o Nordeste um recanto, principalmente na época de vento. O turista brasileiro tem um olhar mais misto. Os europeus vêm pelo kite. Neste quesito, o litoral do Piauí já está no mapa deles”, conta.

O preço da diária está dentro da realidade do padrão da hospedagem. “Minha casa tem uma locação de R$ 3 mil por dia, com todo esse serviço incluso. Ela está na média das pousadas mais caras da região. No entanto, oferecemos uma vivência diferenciada, complementando o serviço. Quem gosta de ficar no agito é um perfil, mas tem gente que prefere piscina particular e ficar no seu canto. Minha casa, em si, tem esse foco, até porque é pequena e cabe menos pessoas. Buscamos o cliente mais classe A”, revela Martha Ribeiro.

A casa de Martha é uma boa opção para quem quer aprender a prática do kite. “Minha casa também tem um serviço muito bom para aulas de kite surf. Temos dois parceiros principais, um na praia da Barrinha, que é mais calma para começar, além de um professor local que dá aulas particulares. Também tem um point de kite surf do Pedro Ibiapina que tem equipamentos e suporte para isso. Minha pousada fica em frente a Lagoa do Santana, que é uma lagoa lisa e linda que enche com a água do mar. É um espaço que vamos evoluir para que aconteça stand-up e caiaque por aqui. Também vejo como um espaço para explorar a vegetação de bicicleta”, finaliza.

Barra Grande: a vila que “esconde” belezas

A vila de Barra Grande pertence ao município de Cajueiro da Praia, localizado há 397 km da capital, Teresina. A vila fica na cidade mais ao Leste do litoral piauiense, já extremando com o Ceará. É uma verdadeira pérola do Estado, em razão do forte potencial turístico da região. O kite surf foi o principal impulsionador para a vinda de estrangeiros, sobretudo europeus.

Crédito: divulgação.

A região esconde várias belezas, como praias desertas, córregos, riachos e lagoas, o que chamam os turistas a explorarem a região de bicicleta ou a pé, fazendo trilhas além dos mangues e encostas.

A vida noturna de Barra Grande também é muito agitada. Além de pousadas e bons restaurantes, também é possível apreciar a culinária local provida por pessoas da própria região. Pescadores trabalham diariamente na praia, o que garante um abastecimento regular de peixe fresco em toda a cidade.

Além das pousadas, Barra Grande também possui hostels estruturados que costumam receber os turistas com preços bem mais baratos. A praia de Barrinha também termina sendo um atrativo a mais, principalmente para as pessoas que buscam uma região mais tranquila para banho.

O mar de barra grande possui temperatura quente, seguindo a tendência das praias da vizinha, Luís Correia, e do Estado vizinho, o Ceará. O banho é de águas tranquilas, com ondas amenas, ideal para crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES