Concluída obra no terminal de gás do Pecém

Chegada da primeira carga de Gás Natural Veicular (GNV) deverá ocorrer somente em Agosto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As obras para receber o navio de regaseifica??o de G?s Natural Liq?efeito (GNL) fretado pela Petrobras para a plataforma de regaseifica??o do Porto do Pec?m est?o conclu?das. Segundo Humberto Castelo Branco, diretor de Infra-estrutura e Desenvolvimento Operacional da Cear?portos, empresa respons?vel pelo porto, a previs?o agora ? que o navio atraque no local no pr?ximo dia 27 de julho, com a embarca??o contendo a primeira carga de GNL devendo chegar ao Porto do Pec?m somente nos primeiros dias de agosto.

Castelo Branco esteve ontem no Rio de Janeiro, tratando com a dire??o da Petrobras da defini??o da data de inaugura??o da plataforma de regaseifica??o, anteriormente prevista para o dia 18 pr?ximo. Segundo ele, o evento dever? contar com a presen?a do presidente da estatal, S?rgio Gabrielli, e ainda do presidente Lula da Silva. ?A data ainda n?o est? definida. Tudo vai depender de agenda?, disse.

Com investimentos de R$ 300 milh?es, integralmente feitos pela Petrobras, informou o diretor da Cear?portos, foram realizadas adapta?es no segundo p?er do Porto do Pec?m, para receber os bra?os de carregamento para transfer?ncia do GNL do navio abastecedor para o navio de regaseifica??o; e ainda a constru??o de 20 quil?metros de tubula??o do local at? o ?citigate? da petrol?fera para distribui??o do combust?vel para os estados do Cear? e do Rio Grande do Norte. Tamb?m foram feitas a amplia??o da casa de controle do p?er e a instala??o de facilidades para auxiliar na transfer?ncia do GNL.

Segundo Castelo Branco, o terminal de regaseifica??o do Pec?m ter? capacidade para oferta sete milh?es de metros c?bicos/dia de g?s natural, suficientes para atender, com folga, toda a demanda do Cear? e do Rio Grande do Norte. O navio de regaseifica??o de GNL fretado pela Petrobras deixou o estaleiro Keppel, em Cingapura, com destino ao Pec?m no ?ltimo dia 11 de junho. Durante o percurso at? o Brasil, o navio receber?, em Trinidad & Tobago, a primeira carga de GNL, adquirida pela Petrobras do BG Group. O GNL ? transportado a uma temperatura de 162? cent?grados negativos e a regaseifica??o ocorre a bordo do navio. Em seguida, o g?s ? injetado na malha de gasodutos. A chegada do navio e o in?cio da opera??o do terminal de regaseifica??o permitir?o maior flexibilidade e seguran?a na oferta de g?s natural aos mercados t?rmico e n?o-t?rmico do Pa?s.

Esta ? a primeira embarca??o metaneira no mundo convertida para realizar a regaseifica??o de GNL a bordo. Al?m da convers?o do g?s natural do estado l?quido para o gasoso, tamb?m permite o armazenamento do GNL em seus tanques criog?nicos. A capacidade de regaseifica??o do navio, chamado Golar Spirit, ? de 7 milh?es de metros c?bicos/dia e a de armazenamento, 129 mil metros c?bicos de GNL, o equivalente a 77 milh?es de metros c?bicos de g?s natural. Com 289 metros de comprimento e 56 de altura, o Golar Spirit foi convertido no estaleiro Keppel, em Cingapura. A obra, iniciada em outubro de 2007, foi conclu?da no prazo recorde: oito meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES