Confiança da indústria cai em junho para menor nível em quase um ano

Em maio, o ICI havia subido 0,8% ante o mês anterior, depois de ter recuado 0,8% em abril

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,1% em junho em relação ao registrado no final do mês anterior, ao passar de 105,0 pontos para 103,8 pontos, menor nível desde julho de 2012, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

Em maio, o ICI havia subido 0,8% ante o mês anterior, depois de ter recuado 0,8% em abril. "O resultado geral sinaliza que, após a aceleração observada no início do ano, a indústria apresenta um ritmo moderado de atividade na virada entre o primeiro e o segundo semestre", destacou a FGV.

Em junho, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,9%, para 104,8 pontos. O indicador que mais contribuiu para esse resultado foi o que mede o nível de estoques. A proporção de empresas que avaliam que estão com estoques excessivos aumentou de 7,7%, em maio, para 8,2%, em junho, enquanto aquelas que estimam seu nível de estoques como insuficiente caiu de 6,2% para 5,7%.

Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,3%, para 102,8 pontos. O destaque para esse resultado ficou com as expectativas em relação à situação dos negócios nos seis meses seguintes, com queda de 2,6%, a quarta seguida. A proporção de empresas que esperam melhora do ambiente de negócios diminuiu, de 53,3% para 47%, mas também caiu a parcela das empresas prevendo piora, 7,2% para 4,7%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou 84,4% em junho, ante 84,6% em maio. De acordo com o´Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira subiu 1,8% em abril sobre março, o segundo mês seguido de crescimento. Isso ajudou a economia a iniciar o segundo trimestre com expansão, segundo o indicador de atividade do Banco Central (BC). Mas, apesar do cenário melhor, analistas ainda mantêm a cautela, aguardando para ver se essa recuperação da indústria é sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES