Confiança da indústria recua 5,1% em maio, revela Fundação Getulio Vargas

Pioraram as avaliações sobre o momento presente e sobre o futuro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança da indústria medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 5,1% entre abril e maio de 2014, passando de 95,6 para 90,7 pontos - a média histórica é de 105,5 pontos. Essa foi a maior maior variação negativa na margem desde dezembro de 2008, quando a baixa foi de 9,2%.

Segundo a pesquisa, pioraram as avaliações sobre o momento presente e sobre as expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 5,1%, para 92,3 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) recuou 5,0%, para 89,2 pontos.

Essa piora sinaliza "desaceleração da atividade no setor e aumento do pessimismo em relação à possibilidade de reversão da tendência nos próximos meses".

O maior impacto no índice que mede a avaliação do presente partiu da análise das empresas sobre o nível de demanda. O recuo foi de 7,3% em maio, influenciado pela piora tanto no nível de demanda interna quanto externa, atingindo o menor nível desde abril de 2009 (80,5 pontos).

Uma parcela menor de empresas avaliou o nível de demanda como forte (de 11,5% para 8,3%), e uma fatia maior o considerou fraco (de 17,3% para 21%).

O quesito que mede as expectativas com a produção no curto prazo foi o que mais contribuiu para a queda do IE. O indicador recuou 7,0% entre abril e maio, atingindo o menor nível desde fevereiro de 2009 (100,3 pontos).

Segundo a FGV, houve diminuição da proporção de empresas que preveem produzir mais nos três meses seguintes, de 27,1% para 22,4%, e aumento da parcela das que preveem produzir menos, de 12,0% para 15,3%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) avançou 0,2 ponto percentual, ao passar de 84,1% em abril para 84,3% em maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES