Confiança da indústria registra 5ª alta

Houve melhora da avaliação atual e das expectativas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança da indústria brasileira aumentou 4,8% na passagem de maio para junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta ? a quinta mensal consecutiva ? levou o indicador a 93,8 pontos, no maior nível desde outubro de 2008, quando era de 107,4 pontos.

Apesar da alta, o índice ainda está 5,3 pontos abaixo de sua média histórica. Mas frente a dezembro, quando foi atingida a mínima de 74,7 pontos, o índice está 19,1 pontos acima.

?O resultado sustenta a tendência de recuperação da indústria verificada no segundo trimestre. No trimestre anterior, o ICI já havia apresentado tendência ascendente, mas de forma lenta e muito concentrada no segmento de material de transporte?, diz a FGV em nota.

Avaliação atual e expectativas

Na comparação com maio, houve melhora tanto das avaliações sobre o momento atual quanto das expectativas para os próximos meses.

O Índice da Situação Atual (ISA) elevou-se em 4,4%, ao passar de 93,1 para 97,2 pontos, aproximando-se de sua média histórica (99,9 pontos). Destaque para o retorno à normalidade do nível de estoques industriais: a parcela de empresas que apontam estar com estoques insuficientes aumentou de 3,3% em maio para 5,9% em junho, enquanto as que afirmam estar com estoques excessivos diminuíram de 14,1% para 12,4%, o menor percentual desde outubro de 2008 (7,9%).

Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 5,2%, de 85,8 para 90,3 pontos., mostrando um melhor ânimo em relação à tendência dos negócios nos próximos meses. Das 1.062 empresas consultadas, 34,7% esperam melhora e 27,4%, piora da situação dos negócios nos seis meses seguintes. No mês passado, esses percentuais haviam sido de 25,9% e 27,1%, respectivamente. É a primeira vez desde outubro de 2008 que as previsões favoráveis superam as desfavoráveis neste quesito da pesquisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES