Confiança da indústria tem 10ª alta consecutiva em outubro

O resultado foi beneficiado pelo fato de, em outubro do ano passado, os dados coletados já refletirem a piora da crise financeira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O ICI (Índice de Confiança da Indústria) da FGV (Fundação Getulio Vargas) subiu 2,7% em outubro, para 112,2 pontos. contra 109,5 em setembro. Trata-se da décima alta consecutiva e do maior nível desde setembro de 2008 (115 pontos), com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira. Neste mês o indicador também apontou alta de 7,4% frente a outubro de 2008 (sem ajuste sazonal), primeira taxa positiva em treze meses.

O resultado foi beneficiado pelo fato de, em outubro do ano passado, os dados coletados já refletirem a piora da crise financeira internacional a partir do mês anterior. O ISA (Índice da Situação Atual) deste mês subiu 1,4%, de 109,5 para 111 pontos; já o IE (Índice de Expectativas) avançou 4,2%, de 108,9 para 113,5 pontos --maior nível desde agosto de 2008 (115,8 pontos).

Pela primeira vez desde julho de 2006 o IE superou o ISA, sinalizando otimismo em relação às perspectivas industriais para os próximos meses. A FGV destacou a alta no indicador referente ao nível de demanda, que avançou 5,6%, para 109,4 pontos, contra 103,6 em setembro.

A parcela de empresas que avaliam o nível de demanda atual como forte aumentou de 20,2% para 21,9%; já as que consideram esse nível como fraco diminuiu de 16,6% para 12,5%. As expectativas em relação aos próximos meses são favoráveis em todos os quesitos que compõem o IE, principalmente para a produção no quarto trimestre --cujo indicador subiu 4,5%, alcançando o maior da série histórica constituída a partir de 1980. Das 1.065 empresas consultadas, 49,8% preveem aumento e 4,3% redução da produção no trimestre outubro-dezembro.

Em setembro, estes percentuais haviam sido de 49,9% e 10,7%, respectivamente. São Paulo O diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Francini, disse ontem que o desempenho da indústria paulista em setembro --avanço de 4,3% na comparação com agosto, a maior vista de um mês para outro desde abril de 2008-- fez com que a federação apontasse como "incontestável" a recuperação do setor após a crise financeira global.

"Finalmente achamos um número incontestavelmente positivo, indicando avanços [para a atividade econômica] para os próximos meses", disse. "Ela indica uma clara recuperação." Entre os motivos para a avaliação positiva estão o avanço da atividade industrial em praticamente todos os setores e a presença de uma série de indutores de crescimento --como taxa de juros, oferta de crédito e demanda. Apesar do otimismo, Francini manteve a previsão de que a atividade econômica da indústria paulista cairá neste ano entre 7,5% e 8%, já que em agosto houve uma retração de 1%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES