Confiança do consumidor diminui 2,1% em dezembro

Recuo refletiu piora nas expectativas para os próximos seis meses, diz FGV

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança do consumidor brasileiro recuou neste mês, devido a um otimismo menor quanto à situação da economia nos próximos meses, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O índice apurado na Sondagem de Expectativas do Consumidor caiu 2,1% em relação a novembro, para 122,5 pontos.

O item que mais contribuiu para a queda do ICC foi o das expectativas em relação ao ambiente econômico nos próximos seis meses. A parcela de consumidores que projetam melhora caiu de 31,5% para 29,6%; a dos que preveem piora, por sua vez, subiu de 11,9% para 15,6%.

O IE (Índice de Expectativas) recuou 3,4%, para 109,5 pontos - menor nível desde maio deste ano. Já o ISA (Índice da Situação Atual), por sua vez, também caiu, mas em ritmo menor (-0,4%), para 146,8 pontos - patamar ainda considerado elevado, segundo a FGV.

Embora a avaliação da economia em geral continue boa, a satisfação com a situação financeira familiar diminuiu: a proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa diminuiu de 30,1% para 28,8% do total; já a dos que a consideram ruim aumentou de 10,3% para 11,9%.

A sondagem é feita com base em uma amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. Os dados para a edição deste mês foram coletados entre 1º e 18 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES