Confiança do consumidor é a menor desde 2005

A confiança do consumidor brasileiro havia registrado recuperação em janeiro

Avalie a matéria:
Confiança do consumidor cai | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança do consumidor brasileiro, que havia registrado recuperação em janeiro, voltou a ser abalada este mês, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta sexta-feira (27).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou 1,4% menor na passagem do primeiro para o segundo mês do ano, atingindo o menor nível da série, iniciada em setembro de 2005, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Houve piora tanto das avaliações sobre a situação presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,8% e o Índice de Expectativas (IE) reduziu-se em 1,7%, atingindo o menor nível da série.

Segundo a FGV, entre janeiro e fevereiro, a parcela dos que avaliam a situação econômica local como boa aumentou de 8,4% para 8,7% do total, enquanto a dos que a julgam ruim elevou-se de 48,9% para 50,6%, mantendo a trajetória de queda da satisfação do consumidor.

O indicador também aponta que o consumidor segue preocupado com as condições econômicas em geral. Com isso, caiu de 8,0% para 6,8% a proporção de consumidores que planejam gastar mais com bens duráveis nos próximos seis meses. Já a parcela dos que pretendem gastar menos subiu de 38,1% para 40,1%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES