Confiança do consumidor sobe em setembro

Expectativas para os próximos seis meses, no entanto, diminuíram

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança do consumidor brasileiro não para de subir e neste mês atingiu nova marca recorde, segundo a pesquisa Sondagem de Expectativas do Consumidor, da FGV (Fundação Getulio Vargas). O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) cresceu 0,7% em setembro, ao passar para 121,7 pontos (contra 120,9 em agosto). Trata-se do maior nível desde o início da pesquisa, em 2005. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira.

A satisfação dos consumidores com o momento atual teve elevação, mas para os próximos seis meses as expectativas são menos positivas. O ISA (Índice da Situação Atual), que avalia as opiniões dos consumidores sobre as condições atuais da economia, subiu 3,5%, para 140,8 pontos neste mês (contra 136,1 em agosto). Trata-se do maior nível desde o início da pesquisa.

Já o IE (Índice de Expectativas), que mede as expectativas quanto à situação da economia do país no período de três a seis meses à frente, recuou 1,1% de 112,8 para 111,6 pontos.

Segundo a FGV, a proporção de consumidores que consideram a situação atual como boa subiu de 28,1% para 33,6% do total; já a dos que a consideram ruim diminuiu, de 22,6% para 21,2%.

No caso das perspectivas para os próximos meses, a proporção dos que esperam uma melhora diminuiu de 28,4% para 26,5%; e a dos que esperam uma piora aumentou de 10,7% para 11,3%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição deste mês foi realizada entre os dias 31 de agosto e o último dia 17. A divulgação de resultados referentes a setembro ocorrerá no dia 27 de outubro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES