Confira 5 posturas de um péssimo chefe e saiba como não ser um

Presidente de empresa fez a lista, para revista internacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já trabalhou em empresas que possuem chefes ruins? Steve Pogorzelski, o presidente da empresa de tecnologia americana ClickFuel listou para o site da revista Fortune cinco maneiras de identificar um chefe ruim e não repetir os erros deles quando o funcionário também atingir um cargo de liderança. Confira as posturas de um chefe ruim:

1- Desencoraja a tomada de riscos:

quando era estagiário de uma empresa Pogorzelski ouviu de seu chefe que não era cauteloso e conservador o suficiente. Segundo ele, um bom chefe incentiva o empregado a tomar riscos e fala que, caso ocorra algum erro, é importante que ele seja arrumado rapidamente. Muitas vezes maus chefes "esmagam" os riscos, mesmo os pequenos, porque temem aceitar que outra pessoa teve uma ideia melhor que a sua.

2- Gerencia pelo controle e comandos excessivos:

o presidente da empresa avaliou pela sua experiência que o controle excessivo fazia com que ninguém fazia nada mais do que era absolutamente necessário, porque acreditava que poderia ser punido por mostrar qualquer iniciativa. Um ambiente de trabalho que esmagava a criatividade gera avaliações anuais de desempenho surpreendentes ruins e isso não deve ocorrer em uma empresa na qual o chefe dá um retorno sobre o trabalho constantemente. Segundo Pogorzelski, os chefes que cobram de maneiras eficazes não levam retaliações dos funcionários porque aceitam as críticas honestas a seu trabalho.

3- Recompensa lealdade pessoal sobre o mérito:

chefes que exigiam lealdade pessoal e recompensavam bajuladores e não aqueles que desempenhavam bem a sua função não são bons chefes, de acordo com Pogorzelski.

4- Baseiam decisões em informações pouco concretas:

segundo o presidente, chefes gestores incompetentes preferem confiar em dados pouco válidos, porque eles podem sempre encontrar alguém para falar o que eles querem ouvir e por isso não se baseiam em dados concretos. Pior ainda são os chefes que usam essas informações pouco confiáveis para fazer mudanças sérias no negócio.

5- Não dão retorno constantemente:

Chefes ruins veem a gestão de pessoas como um evento, em vez de um processo, observa Pogorzelski. Segundo ele, para esses casos a avaliação de desempenho de uma vez por ano é um evento. Mas a gestão realista é algo que ocorre todos os dias, onde o chefe constantemente encontra ocasiões para dar feedback (retorno) aos funcionários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES