Conheça a fábrica brasileira que é a única a produzir helicópteros na América Latina

A participação da empresa no mercado brasileiro é de 47%, segundo a fabricante, totalizando 699 helicópteros

Conheça a maior fabrica de helicópteros da América Latina | Alexandre Saconi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Helibras, situada em Itajubá (MG), destaca-se como uma das principais representantes da indústria aeronáutica avançada no Brasil. Como maior fabricante de helicópteros da América Latina e praticamente a única no hemisfério sul, a empresa sobressai em um mercado onde muitas operações se limitam à montagem de peças importadas.

Modelos fabricados: A linha de montagem da Helibras revela a produção dos principais helicópteros H125 Esquilo, H130 e H225, com cerca de metade dos componentes fabricados localmente e outros importados. Essa prática, comum na indústria, assemelha-se ao modelo adotado pela matriz da empresa, a Airbus, sediada na França.

Processo de montagem: O cuidadoso processo de montagem dos helicópteros, realizado pelos funcionários da empresa, resulta em testes estáticos rigorosos antes do primeiro voo. No caso de aeronaves militares, a empresa dispõe de um laboratório avançado para testes de sistemas complexos, mantendo alto sigilo devido às exigências dos projetos militares.

Fabricante Helibras (Foto: Alexandre Saconi)

Mercado brasileiro: A montadora possui uma participação significativa no mercado brasileiro, totalizando 699 helicópteros, o que representa 47% do mercado. Esse número aumenta para 82% no segmento governamental e 76% no setor militar, com 152 aeronaves nas Forças Armadas. 

Faturamento: Em 2023, o faturamento da empresa foi de R$ 1 bilhão, com previsão de alcançar R$ 1,5 bilhão em 2024. Cerca de 15% do faturamento está relacionado à exportação para países como Chile, Argentina, Equador, Bolívia e Paraguai. Apesar dos desafios impostos por conflitos internacionais, a Helibras continua aprimorando sua engenharia, permitindo a fabricação de peças para qualquer local do mundo, inclusive para a matriz da Airbus, com reconhecimento internacional pelas agências reguladoras do setor.

Com informações do Uol



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES