Conheça a vida secreta da mulher mais rica da América Latina após um golpe de sorte

Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, Iris Fontbona ostentou o título de mulher mais rica da América Latina e a décima posição global entre as bilionárias

Iris Fontbona | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mulher mais rica da América Latina, Iris Fontbona, é reconhecida por sua discrição e sigilo, características que acompanham sua impressionante fortuna de US$ 28,8 bilhões, colocando-a consistentemente nos rankings das maiores fortunas do mundo. Segundo a Forbes, em 2023, pelo segundo ano consecutivo, Iris Fontbona ostentou o título de mulher mais rica da América Latina e a décima posição global entre as bilionárias.

Aos 82 anos, a bilionária chilena é a matriarca da influente família Luksic, herdeira de um império no setor de mineração que se expandiu para abranger áreas como hotelaria, setor bancário e navegação.

Casada com o empresário croata Andrónico Luksic Abaroa, Iris desempenhou um papel crucial na condução dos negócios da família, expandindo os empreendimentos e liderando as operações dos diversos braços financeiros das empresas administradas por seus filhos.

A história de Iris começou em 1942, em Antofagasta, no Chile, como filha de Luis Fontbona e Emma Morales. Seu casamento com Andrónico Luksic Abaroa marcou o início de uma jornada conjunta nos negócios, iniciando com uma concessionária Ford e posteriormente ingressando no setor de mineração.

O erro que levou ao superfaturamento

Um acontecimento peculiar impulsionou o crescimento do império de Luksic: durante a venda de um terreno para um grupo japonês, um erro no preço resultou em um pagamento significativamente maior, proporcionando os fundamentos financeiros para a expansão na mineração e estabelecendo Luksic como o croata mais rico do mundo.

Após a morte de Luksic em 2005, Iris Fontbona assumiu a liderança das empresas e, embora não participe ativamente dos conselhos de administração, mantém controle sobre as fundações criadas por seu marido e desempenha um papel consultivo em investimentos em diversas partes do mundo.

Reconhecida por sua aversão aos holofotes, a bilionária nunca concedeu entrevistas, preferindo realizar ações filantrópicas discretamente através de seus computadores em suas luxuosas residências. Sua participação em campanhas beneficentes, anteriormente anual, tem se tornado cada vez mais discreta com o passar dos anos.

A empresária de 82 anos encontra conforto e reunião familiar em seu refúgio favorito, o spa Hornitos, em sua terra natal. Contudo, suas longas estadias na Croácia, Liechtenstein e Londres, onde a família possui propriedades, mostram que Iris Fontbona prefere permanecer nas sombras, exercendo sua influência de maneira silenciosa e discreta.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES