Conheça o diretor da Meta que deve se tornar o novo nº2 da Fazenda

Indicado por Gabriel Galípolo à diretoria do BC, Dario Durigan pode assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda.

Dario Durigan, novo secretário-executivo do ministro da Fazenda. | Folha de São Paulo - Foto: Gabriel Cabral/Folhapress
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a indicação de Gabriel Galípolo como novo diretor de política monetária do Banco Central do Brasil, anunciado nesta segunda feira (8) pelo ministro Fernando Haddad, o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda deve ser ocupado pelo advogado Dario Durigan, que atualmente atua como diretor da empresa americana Meta, que controla o Facebook e o Whatsapp, no Brasil.

Dario Durigan é advogado pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2009 e possui um mestrado em Direito e Pesquisa Jurídica pela Universidade de Brasília (UNB). Possui uma carreira de mais de dez anos em órgãos públicos, porém a experiência que mais se destaca em seu currículo é a de “Head de Políticas Públicas para o Whatsapp”, que pertence à Meta. 

O cargo foi criado em 2020 e Durigan assumiu logo em seguida, seu objetivo principal na empresa, com tal área, era investir no combate às fake news, principalmente no ano de 2022, por conta das eleições presidências, já que, em 2018 o Whatsapp, a forma de comunicação mais usada pelos brasileiros, foi umas maiores responsáveis pela disseminação de notícias falsas no período eleitoral. 

Leia Mais

Durigan afirmou, em entrevista concedida ao Jornal o Estado de São Paulo, no ano passado, que as eleições do Brasil “são as mais importantes do mundo” para a empresa Meta. Além disso, o executvio apontou que, junto ao chefe global do Whatsapp, estava sempre em contato com as autoridades locais em busca de combater as informações falsas, que pudesse prejudicar o processo. 

Na época em que trabalhava como chefe de políticas na plataforma, desde 2020 a companhia vem implatando medidas como as parcerias com órgãos da imprensa e na checagem de notícias, na implementação do aviso quando uma mensagem ja foi enviada várias vezes, além de incentivar os próprios usuários a não compartilharem notícias com precedência duvidosa

Dario teve uma longa carreira no serviço público, atuando inclusive com Haddad em outra oportunidade, no cargo de assessor especial da Prefeitura de São Paulo. Segundo o site do ministério da Fazenda, a secretaria é responsável por fornecer assistência “direta e imediata” ao ministro, auxiliando em funções como supervisão e coordenação das atividades de todos os outros órgãos da pasta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES