Conselho aprova e teto de juros do consignado do INSS cai para 1,76% ao mês

principal mudança diz respeito ao teto para empréstimos consignados convencionais

Redução de juros para consignado do INSS | José Cruz / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por 14 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quinta-feira, 11, mais uma redução nas taxas de juros para empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O novo limite de juros ficou estabelecido em 1,76% ao mês para as operações e, assim, os aposentados e pensionisas do INSS vão pagar menos faturas de crédito consignado.

A principal mudança diz respeito ao teto para empréstimos consignados convencionais, com desconto em folha de pagamento, que foi reduzido de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês. Além disso, as taxas máximas de juros para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios foram ajustadas de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês.

É importante destacar que as instituições financeiras e bancos que oferecem essas linhas de crédito precisam respeitar os limites estabelecidos pelo CNPS. A entrada em vigor do novo teto ocorrerá oito dias úteis após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).

Um ponto relevante é a prorrogação do prazo para a entrada em vigor das novas taxas. Normalmente, esse período seria de cinco dias úteis a partir da publicação no DOU, mas o conselho atendeu a um pedido do setor financeiro e estendeu o prazo para oito dias úteis.

A proposta de redução foi apresentada pelo Ministério da Previdência Social, que defende que os cortes no teto do consignado estejam alinhados com as reduções da Selic, a taxa básica de juros da economia. Por outro lado, a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) argumenta que a Selic não reflete o custo básico de operação dos bancos, tornando a operação "inviável" ao longo de 2024.

Esta redução nas taxas de juros é parte de uma sequência de ajustes que vem ocorrendo. Em março, o CNPS já havia reduzido o teto dos juros do consignado convencional de 2,14% para 1,70%, gerando um impasse com os bancos. Em agosto, houve nova redução, e o teto dos juros passou de 1,97% ao mês para 1,91%. Outras reduções seguiram em outubro e dezembro, refletindo as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a Selic.

O cenário revela um constante equilíbrio entre as necessidades dos beneficiários do INSS e as preocupações do setor financeiro, demonstrando a importância de encontrar um ponto de convergência para garantir condições acessíveis e sustentáveis para os empréstimos consignados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES