Conselho aprova queda de juros do consignado do INSS para 1,84% ao mês

A nova taxa foi aprovada por 14 votos a 1 e passará a valer assim que o Ministério da Previdência publicar normativa com a medida.

Conselho Nacional de Previdência Social aprovou redução na taxa de juros para consignados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quarta-feira (11), nova queda na taxa de juros do crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), passando de 1,91% para 1,84% ao mês. A nova taxa foi aprovada por 14 votos a 1 e passará a valer assim que o Ministério da Previdência publicar normativa com a medida. O único voto contrário foi dos representantes dos bancos.

Esta é a quarta alteração nos juros do consignado neste ano e está atrelada à queda a taxa básica de juros da economia, a Selic, que caiu 0,5 ponto percentual em setembro, para 12,75% ao ano. A nova taxa valerá para o empréstimo pessoal consignado. No cartão de crédito e no cartão de benefício a redução foi ainda maior: de 2,83% para 2,73%.

Em reportagem da Folhapress, o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Cavalo, comentou que a decisão do Conselho é "coerente com o momento do mercado".

"Entendo que o consignado concedido aos aposentados e pensionistas não representa nenhum risco às instituições financeiras e, portanto, não vejo motivo para se ter uma taxa juros tão alta. Por isso, defendo a análise técnica dos integrantes do conselho para que haja a definição de um juro coerente com o momento do mercado", afirma.

O consignado é um empréstimo que tem desconto direto na aposentadoria ou pensão. Os juros são limitados pela Previdência, o que significa que o banco pode cobrar menos, não mais. Desde setembro, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem contratar o consignado, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES