Conselho de Contabilidade do Piauí e PMT lançam a campanha “Doe Futuro”

A campanha visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, o Sescon-PI e o Sindicato dos Contabilistas, através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e em parceria com a Prefeitura de Teresina, lançam hoje, a campanha "Doe futuro".

A campanha visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esses recursos serão destinados a projetos e instituições que vão auxiliar na construção do futuro de muitas crianças.

Em Teresina, a Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz e Fundação Barão de Itararé são exemplos de entidades beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.

Segundo o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a conscientização da sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido a fundos que administram projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância. "O profissional contábil contribui com o desenvolvimento econômico e ainda atua nesse processo de responsabilidade social", destaca.

O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 1º de abril, às 8h30, no Metropolitan Hotel. Profissionais da classe contábil, além dos estudantes, estão convidados a participar do evento.

Saiba como proceder para efetuar sua doação: Segundo a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Francyslene Magalhães, a legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.

Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).

Para doar, ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2014, a pesssoa deve preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração; depois clicar em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal.

Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados; logo após, preencha o valor da doação (até 3% do IR devido); depois imprima o DARF gerado (guia imprimir) e poir fim efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES