Conselho derruba teto de juros do consignado do INSS para 1,84% ao mês

Medidas foram propostas pelo próprio governo e entrarão em vigor apenas cinco dias após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União

Conselho reduz tetos de juros do consignado | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quarta-feira, 11, por uma expressiva maioria de 14 votos a favor e apenas 1 contra, uma importante medida que beneficiará os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)Trata-se da redução do limite de juros para futuras operações de crédito consignado, estabelecendo um novo teto de 1,84% ao mês.

Essa redução representa uma diminuição de 0,07 ponto percentual em relação ao limite anterior, que estava fixado em 1,91% ao mês desde o mês de agosto. Além disso, houve uma redução no teto dos juros para o cartão de crédito consignado, que passou de 2,83% para 2,73% ao mês. Essas medidas foram propostas pelo próprio governo e entrarão em vigor apenas cinco dias após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União, prevista para a próxima segunda-feira (16).

A justificativa para essa redução nos limites de juros foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, os juros básicos da economia. Em setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 13,25% para 12,75% ao ano.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já havia indicado anteriormente que a intenção da pasta era propor novas reduções no teto do consignado à medida que a Selic fosse diminuída. Essas mudanças precisam da aprovação do CNPS.

Com essa nova regulamentação, alguns bancos oficiais terão que ajustar suas taxas para o consignado do INSS. Segundo os dados mais recentes do Banco Central, o Banco do Nordeste cobra atualmente 1,91% ao mês, o Banco da Amazônia cobra 1,9%, e o Banco do Brasil cobra 1,86% ao mês. Entre os bancos federais, somente a Caixa cobra abaixo do futuro teto, com uma taxa de 1,74% ao mês.

Durante a discussão no CNPS, representantes das instituições financeiras propuseram que o conselho suspendesse o debate sobre os novos limites até a próxima reunião do Copom, marcada para 31 de outubro e 1º de novembro. Eles sugeriram uma fórmula de cálculo baseada na variação dos contratos de juros futuros com vencimento em 2 anos, no entanto, a proposta do governo foi aprovada pelo CNPS, que é composto principalmente por representantes do governo, dos aposentados e pensionistas, e dos trabalhadores.

Essa questão dos limites de juros para o crédito consignado do INSS foi um tema de embates no início do ano. Em março, o CNPS havia reduzido o teto para 1,7% ao ano, uma decisão que gerou divergências entre os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos, alegando desequilíbrios nas instituições financeiras, suspenderam a oferta de empréstimos. Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa também deixaram de conceder empréstimos devido ao teto de 1,7% ao mês, que era inferior ao cobrado pelas instituições. Foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no fim de março, arbitrou o impasse e decidiu pelo teto de 1,97% ao mês, um meio-termo entre as propostas do Ministério da Previdência Social (1,87% ao mês) e da Fazenda (1,99% ao mês). (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES