Conselho Monetário limita juros do cartão rotativo a 100% da dívida

A portabilidade entrará em vigor em 1º de julho de 2024, permitindo que a dívida do rotativo e do parcelamento seja transferida para instituições financeiras

Novas regras juros de cartão | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Num desfecho sem acordo entre o governo e os bancos, o Conselho Monetário Nacional (CMN) tomou uma decisão crucial no final da tarde desta quinta-feira, 21. A partir de 3 de janeiro, os juros da dívida do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada estarão limitados a 100% do montante devido, como previsto na lei que instituiu o Programa Desenrola, sancionada em outubro.

A legislação do Desenrola estipulava um prazo de 90 dias para que negociações entre governo, Banco Central, instituições financeiras, Congresso Nacional e Banco Central definissem um novo modelo para o rotativo do cartão de crédito. Em caso de falha, seria adotado o modelo do Reino Unido, com teto de 100% dos juros sobre o total da dívida, sem possibilidade de aumento após dobrar o valor.

Após a decisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou a importância do acordo, destacando a falta de propostas das instituições durante o período de 90 dias. Haddad ressaltou que o Desenrola solucionou um dos principais problemas do país, impedindo que as dívidas aumentem desproporcionalmente durante renegociações.

Além de estabelecer o teto de juros, o CMN introduziu a portabilidade do saldo devedor da fatura do cartão de crédito, uma adição não prevista na lei do Desenrola. A portabilidade entrará em vigor em 1º de julho de 2024, permitindo que a dívida do rotativo e do parcelamento seja transferida para instituições financeiras oferecendo melhores condições de renegociação, através de operações de crédito consolidadas e sem custos para o cliente.

O CMN também promoveu maior transparência nas faturas de cartão de crédito. A partir de 1º de julho de 2024, as faturas deverão destacar informações essenciais, como o valor total, data de vencimento e limite de crédito. Uma área específica oferecerá opções de pagamento, indicando o mínimo obrigatório, encargos futuros, opções de financiamento e taxas de juros.

Finalmente, as faturas terão uma seção de informações complementares, abrangendo lançamentos, operações de crédito, juros, encargos financeiros, tarifas e limites individuais. Essas medidas visam trazer mais clareza e proteção ao consumidor nas transações relacionadas ao cartão de crédito. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES