Construção civil registra alta na geração de emprego, diz CNI

O índice de evolução do número de empregados na construção atingiu 50,7 pontos.

Construção civil tem gerado mais emprego no Brasil | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria da construção civil no Brasil está apresentando sinais positivos, com um aumento em sua capacidade operacional e na geração de empregos, de acordo com a pesquisa "Sondagem da Indústria da Construção" divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em maio de 2023. Segundo o levantamento, o índice de evolução do número de empregados na construção atingiu 50,7 pontos, superando os resultados registrados em maio de 2022 (48,9 pontos) e abril de 2023 (50 pontos). 

De acordo com a CNI, essa alta é ainda mais relevante, considerando que maio historicamente é um mês de queda no emprego, com uma média de 45,1 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam crescimento no emprego, enquanto valores abaixo sugerem uma redução. No que diz respeito ao nível de atividade, o estudo analisou o índice de evolução desse setor e a utilização da capacidade operacional, apresentando o melhor resultado para maio desde 2014. 

Em comparação a abril de 2023, houve um aumento de 0,1 ponto no índice de evolução do nível de atividade, chegando a 49,8 pontos, o que a CNI considera como uma estabilidade, já que está próximo da marca de 50 pontos. Em maio de 2022, esse índice estava em 49,5 pontos.

A Utilização da Capacidade Operacional também teve um aumento de 1 ponto percentual entre abril e maio de 2023, alcançando 67%. Esse resultado é positivo e supera a média da Utilização da Capacidade Operacional para meses de maio (62%). Além disso, é o valor mais alto registrado para o mês de maio desde 2014, quando a capacidade operacional atingiu 70%, de acordo com a avaliação da CNI.

Apesar dos dados positivos em relação ao desempenho do setor, os índices de expectativas da indústria da construção recuaram em junho. No entanto, todos esses indicadores permanecem acima dos 50 pontos, o que demonstra um otimismo moderado por parte dos empresários do setor. O índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas registrou uma queda de 2,1 pontos, atingindo 52,9 pontos, enquanto o índice de expectativa do número de empregados caiu 1,7 ponto, chegando a 53 pontos.

A confederação destacou que houve quedas mais moderadas nos índices de expectativas relacionados ao nível de atividade e à criação de novos empreendimentos e serviços. O índice de expectativa em relação ao nível de atividade recuou 0,5 ponto, atingindo 54,3 em junho, e o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços diminuiu 0,6 ponto, chegando a 52,9 pontos, na comparação entre maio e junho.

O índice que mede “intenção de investimento” caiu 1,8 ponto de maio para junho de 2023, passando de 45,4 pontos para 43,6 pontos. Mesmo com a redução, de acordo com a CNI,, o índice continua no patamar elevado ao se comparar com a média para junho, de 35,1 pontos. Olevantamento da CNI aponta que foi observada uma alta de 0,3 ponto em junho no Índice de Confiança do Empresário (ICEI), indo de 51,9 pontos para 52,2 pontos. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES