Petrobras: Consumo de combustível cresceu 23,2% até novembro

Mercado brasileiro total de derivados líquidos cresceu 11%

Empresa prevê que volume de importação em 2012 será maior | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de gasolina do mercado interno brasileiro cresceu 23,2% até novembro, na comparação com 2010. A informação foi divulgada nesya terça-feira (20) pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O mercado brasileiro total de derivados líquidos cresceu, no mesmo período, 11%.

?Quando falamos esse número em seminários fora do Brasil, ninguém acredita, acham que é 2,3% e não 23%?, comentou o diretor, lembrando que o crescimento na venda de gasolina em 2010 foi de 18%.

?É bastante impressionante o crescimento nas vendas de derivados líquidos em relação ao PIB. No ano passado, o PIB cresceu 7,5% enquanto a venda de derivados subiu 10%. Para este ano, o governo prevê crescimento de 3,5% do PIB e as vendas de derivados, até novembro, subiram 11% em relação ao ano passado?, disse.

A Petrobras tem aumentado as importações do combustível derivado de petróleo para compensar uma queda na produção de etanol.

"Cerca de 30 a 40 milhões de pessoas mudaram de classe social no Brasil nos últimos anos e o consumo de gasolina está diretamente relacionado ao aumento do poder de compra da população. Além disso, houve quebra na safra de cana, o que deixou o preço do etanol pouco competitivo", disse Costa.

Para o diretor, a a demanda por gasolina deve se manter em alta, uma vez que não há perspectivas de oferta adicional de etanol em 2012.

O consumo de querosene de aviação (QAV) até novembro registrou alta de 11,4%, e o de diesel, de 9,3%. Os dados fechados do ano devem sair em 2 ou 3 de janeiro.

O diretor informou que a capacidade de refino cresceu entre 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 100 mil bpd em 2011 devido a melhoras operacionais, na comparação com 2010. Para 2012, a perspectiva é manter a capacidade de refino em 1,850 milhão bpd, em média.

Importações em alta

Costa informou também que a Petrobras atingiu nesta semana nível recorde de importação de gasolina de 100 mil barris por dia. Esse volume é quase um quarto de todo o consumo do país, de 449 mil barris por dia.

Com o pico, a estatal revisou para cima a média de importações em 2011, de 45 mil para 47 mil barris diários. No início de dezembro, as importações haviam atingido 70 mil barris/dia.

A média de importação de gasolina em 2012 foi estimada em 55 mil barris diários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES