Conta de energia vai continuar pesando no bolso do consumidor em 2022

A bandeira de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos, continuará vigente até abril de 2022, exceto para os consumidores beneficiados com a Tarifa Social

Cobrança tarifária de energia elétrica | Banco de Imagens via site da Aneel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conta de energia deve continuar alta ao longo de 2022 pesando no bolso de boa parte dos consumidores brasileiros. Isso porque a bandeira de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos, continuará vigente até abril de 2022, exceto para os consumidores beneficiados com a Tarifa Social de Energia Elétrica. Neste mês de janeiro, a bandeira para esse grupo é a Verde, que não traz custos para o consumidor.

A bandeira Escassez Hídrica foi criada por determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), estabelecida pela Medida Provisória nº 1.055/2021, com o objetivo de custear o acionamento excepcional de usinas térmicas e a importação de energia e equilibrar as receitas e despesas da Conta Bandeiras até abril de 2022.

Tarifa de energia elétrica continua Escassez Hídrica até abril deste ano | FOTO: Banco de Imagens via Aneel

Nesta quarta-feira (12), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o calendário de acionamento das bandeiras tarifárias para este ano. A próxima bandeira a ser conhecida é a do mês de fevereiro, que será divulgada em 28 de janeiro e valerá para os consumidores com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. 

Calendário de divulgação das bandeiras tarifárias | FOTO: Aneel 

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando ao consumidor reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios. Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária. Confira aqui mais informações sobre o sistema de bandeiras tarifárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES