Contrabando do pó de carnaúba no PI

O Piauí possui uma das maiores áreas plantadas com mais de 25 milhões de hectares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A carna?ba ? respons?vel por 50% da comercializa??o externa e 80% da produ??o nordestina. O Piau? possui uma das maiores ?reas plantadas com mais de 25 milh?es de hectares. No entanto, o setor ainda funciona de forma desorganizada no Estado, ou seja, n?o h? incentivo e as pr?ticas s?o isoladas. Prova disso, ? que, mensalmente, mais de 400 toneladas de p? cer?fero s?o contrabandeadas para o Estado do Cear?.

Somente com impostos o Piau? deixa de arrecadar mais de R$ 100 mil por m?s. A informa??o est? no relat?rio intitulado Projeto Cadeia Produtiva da Carna?ba do Piau?. Dos 224 munic?pios, a carna?ba est? presente em 140 deles, sendo a cidade de Luzil?ndia com a maior concentra??o de carnaubais e maior produtora de p?, enquanto Campo Maior aparece como o maior produtor de cera de carna?ba. Atualmente, 90% do que ? beneficiado ? destinado para a exporta??o, os 10% restantes atendem ao mercado interno.

?Mesmo assim ainda deixamos de produzir mais da metade do nosso potencial produtivo. ? preciso uma aten??o maior com os pequenos produtores que hoje produzem e vendem a carna?ba a um pre?o baix?ssimo para grandes ind?strias?, explicou o consultor e especialista em Carna?ba, Francisco Modesto de Carvalho.

Ele completa que pela falta de organiza??o do setor produtivo, o Piau? deixa de gerar emprego e renda, principalmente, para a agricultura familiar. ?Essa ? uma atividade que evita o ?xodo rural. Em ?reas como o semi-?rido piauiense, a explora??o da carna?ba funciona como um redutor de fluxo migrat?rio?, enfatizou. No relat?rio, elaborado por diversas institui?es no Estado, foi constatado que o setor movimenta cerca de U$$ 60 milh?es/ano com a produ??o conjunta do Piau?, Cear? e Rio Grande do Norte, maiores produtores de carna?ba do pa?s.

A previs?o ? de que este ano, por causa das condi?es clim?ticas favor?veis, o crescimento de novos carnaubais e ao pre?o de mercado interno e externo com o inicio da nova safra, a produ??o possa garantir em torno de U$$ 80 milh?es. O consultor Modesto avalia que o produto tenha uma expans?o significativa, com um crescimento de 35% a 40% nas exporta?es em rela??o ao ano de 2007. ?Mas pod?amos ter quase o dobro dessa produ??o e ainda a arrecada??o significativa de impostos que hoje fica com o Cear?, frisou.

Por?m, n?o ? somente com o contrabando do p? cer?fero que o Cear? sai na frente do Piau?. Mesmo tendo desenvolvido a teconologia de aproveitamento e qualifica??o da carna?ba, n?o ? o Estado que vem gerando emprego e renda atrav?s do secador solar, instrumento que garante o crescimento da produ??o. ?Nenhum produtor piauiense utiliza

o secador, apenas no Cear? que adotou nossa tecnologia e vem crescendo cada vez mais no setor?, destacou Francisco Modesto.

De acordo com o Minist?rio da Ci?ncia, o aumento de rendimento do p? atrav?s do secador solar pode chegar at? a 42% em rela??o ao m?todo tradicional utilizado hoje pelos produtores. Ao transformar o p? em cera, o equipamento proporcionar? um rendimento em cera de at? 106% em compara??o com o sistema empregado na produ??o de cera de origem. O uso do secador, al?m de aumentar a produ??o do p? e o rendimento em cera, produz um p? mais limpo e com melhor pre?o de mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES