Cooperativismo se fortalece em meio à pandemia

Momentos de crise proporcionam grandes oportunidades de aprendizado e de crescimento.

Equipe do Sicoob no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que tem como finalidade o desempenho de determinada atividade, o cooperativismo tem como premissas a identidade de propósitos e interesses, ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços e obtenção de resultados de interesse comum a todos os cooperados.

 Neyane Sousa Machado, gerente da Agência em Teresina (Divulgação)

 

Comemorado no primeiro sábado do mês de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo é uma data importante no Piauí. No estado, as cooperativas estão presentes em todas as regiões e não cessaram suas atividades na pandemia.

Com atuação no estado, o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), maior sistema de cooperativas de créditos do País, tem como objetivo gerar solução financeira aos cooperados.

De acordo com Neyane Sousa Machado, gerente da Agência em Teresina, os produtos do Sicoob são conta corrente, empréstimos, investimentos, cartões, previdência, poupança, consórcios, seguros, cobrança, adquirência (maquininha de pagamento), dentre outras soluções financeiras.

Equipe de trabalho do Sicoob (Divulgação)

Foco

"O foco do Sicoob é dar atendimento personalizado, taxas diferenciadas e apresentar resultados positivos para distribuir entre os seus cooperados", diz Neyane, relatando que o público da instituição são pessoas físicas e jurídicas, desde o micro-empreendedor individual às grandes corporações.

O Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil atua no Piauí desde 2003, quando servidores e magistrados do Judiciário se reuniram e criaram a cooperativa de crédito dentro do sistema Sicoob no Piauí. "O público alvo na época eram pessoas físicas do judiciário e pessoas jurídicas somente entidades sem fins lucrativos", afirma a gerente.

O sistema, através do Instituto Sicoob, atua em projetos que estimulam e fomentam o desenvolvimento de uma sociedade sustentável por meio da educação, formação, cooperação, e participação ativa de diversos atores sociais, além de reconhecer iniciativas que contribuem para construção de soluções coletivas que promovam o bem comum e o desenvolvimento sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES