Crédito estudantil privado exige cautela de estudante; saiba mais

Crédito estudantil privado exige cautela

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estudante de psicologia Nathalia Araujo de Sousa, 22, começou a faculdade em 2008, mas, entre o segundo e o terceiro ano, a mensalidade começou a pesar no bolso.

Os reajustes e algumas mudanças na vida financeira da família -ela e o pai mudaram de emprego- levaram a universitária a contratar um crédito estudantil privado.

Nathalia, que hoje está no quinto ano do curso, diz que, sem o crédito, ela só poderia continuar cursando psicologia em outra faculdade, mais barata e, segundo ela, de qualidade inferior.

O crédito estudantil privado é uma opção para quem não pode pagar a instituição na qual deseja cursar a graduação ou não tem o perfil do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que exige, por exemplo, que a renda familiar mensal seja inferior a 20 salários mínimos. Em geral, o empréstimo é oferecido por alguns bancos e empresas especializadas. Há também algumas instituições de ensino que oferecem essa possibilidade em parcerias.

Mas é preciso alguns cuidados na hora de tomar o crédito para estudar. Segundo o educador financeiro Mauro Calil, o universitário deve lembrar que só o financiamento não vai garantir uma boa colocação no mercado. É preciso verificar também a qualidade da instituição.

Além disso, é preciso lembrar que o crédito estudantil é uma dívida, diz o educador financeiro Marcos Silvestre. "É uma forma de viabilizar um projeto pessoal e pode ser louvável, mas é bom lembrar que o crédito implica em obrigações futuras com um grau de incerteza que não é pequeno." Isso porque, lembra, não há garantia de emprego quando o aluno se forma.

RESERVA

Segundo Silvestre, a modalidade é ideal para estudantes que já têm uma fonte de renda -e que, com ela, não conseguem cobrir todo o curso- e é indispensável fazer uma reserva para não ter problemas na hora de pagar.

"Pode até ser um trabalho fora da área dele, menos nobre, mas que pague."

O estudante deve colocar o orçamento na ponta do lápis para ver se de fato precisa de crédito e só deve pedir a parcela da mensalidade que realmente não poderá pagar -se não conseguir apertar o orçamento e pagar tudo, diz.

Além disso, é preciso olhar os juros e o prazo, que deve ser o mais curto possível. Quanto maior o prazo, em geral, maior a incidência de juros sobre juros.

Devem entrar na conta também outros gastos que o curso inclui como condução, alimentação, material e até uniforme, em alguns casos, afirma Calil.

E, ressalta, se o financiamento resultar em alguma sobra de dinheiro, ela não deve ser gasta em supérfluos.

"É uma coisa que eu vejo que é comum: os jovens financiam e, em vez de pagar R$ 800, a mensalidade cai para R$ 450 e, com o restante, ele vai e compra um carro, que vai gerar mais despesas. E pode ser que ele perca os dois", destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES