Crédito no país deve crescer de 10% a 15% em 2012, diz BNDES

“São essas as condições de crescimento do crédito no país”, disse o presidente do (BNDES), Luciano Coutinho

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta quarta-feira que o crédito no país deverá crescer entre 10% e 15% neste ano, e que esse patamar de expansão é compatível com o crescimento potencial da economia brasileira.

"São essas as condições de crescimento do crédito no país", disse Coutinho, depois de participar da abertura do seminário Saúde, Cidadania e Desenvolvimento, promovido pelo Centro Internacional Celso Furtado. "O crédito chegou a se expandir 27%, 30% em outros anos, taxas que eram muito elevadas", afirmou.

Na avaliação de Coutinho, futuramente o crédito no Brasil poderá crescer a taxas mais altas, mas, momentaneamente, o país atravessa um processo de endividamento "que precisa ser digerido".

"Durante esse período, é preciso que haja crescimento da renda e do emprego para haver moderação na inadimplência", afirmou o economista. "Em geral, o crédito no Brasil tem uma grande avenida para crescer."

De acordo com Coutinho, a economia brasileira deverá acelerar nos próximos meses, o que poderá resultar em redução na inadimplência. Com isso, afirma ele, os spreads bancários dos bancos privados também devem cair.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES