Crédito pessoal ajuda a reduzir juros ao consumidor no País

Crédito pessoal ajuda a reduzir juros ao consumidor no País

Crédito pessoal ajuda a reduzir juros ao consumidor no País | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de juros cobrada nas linhas de cr?dito pessoal ajudou a derrubar os juros m?dios no m?s de agosto. Essa taxa, que inclui as principais modalidades voltadas para os consumidores, ficou em 46,6% ao ano em agosto, contra 47% no m?s anterior. Essa ? a taxa mais baixa desde o in?cio da s?rie hist?rica do Banco Central, de julho de 1994.

Al?m da queda nos juros, tamb?m foi verificada um recuo no spread diferen?a entre o custo da capta??o das institui?es financeiras e a taxa efetiva cobrada dos clientes, que passou de 36,3 pontos percentuais para 35,3 pontos.

Os juros no cr?dito pessoal apresentaram em agosto uma queda de 0,7 ponto percentual, para 49,9% ao ano. Em 12 meses, esse recuo ? de 9,2 pontos percentuais. Dentro dessa modalidade est? o cr?dito consignado desconto em folha de pagamento, que apresentou um recuo de 0,2 ponto, para 30,7% ao ano no m?s passado.

A queda nessa modalidade foi determinante para o recuo das taxas para a pessoa f?sica, j? que as demais ficaram est?veis ou subiram.

Na aquisi??o de ve?culos, a taxa ficou est?vel em 28,7% ao ano. Em 12 meses, o recuo chega a 4,2 pontos percentuais. A taxa para a aquisi??o dos demais bens apresentou uma eleva??o de 0,5 ponto, para 55,2% ao ano em agosto. A queda no acumulado de 12 meses ? de 4,2 pontos.

No cheque especial, a alta foi de 0,3 ponto e a taxa terminou o m?s passado em 139,5% ao ano. No ano, a modalidade mais cara ao consumidor apresentou um recuo de apenas 4,1 pontos.

Empresas

No caso das empresas (pessoas jur?dicas), a taxa de juros subiu para 23,1% ao ano em agosto, com uma eleva??o no spread de 0,3 ponto, para 12,4 ponto percentuais. Com isso, a taxa m?dia geral, que inclui as empresas e as pessoas f?sicas, caiu de 35,9% ao ano em julho para 35,7% ao ano no m?s passado. Esse ? o menor patamar desde o in?cio da s?rie, que ? de julho de 2000. A queda do spread foi de 0,4 ponto, para 24,7 pontos.

Em rela??o ? pontualidade dos consumidores brasileiros, a taxa de inadimpl?ncia atrasos superiores a 90 dias ficou est?vel em 4,7%. Nas empresas, ela ficou em 2,4%. Para as pessoas f?sicas ela ficou em 7,2%.

Acompanhe as not?cias em seu celular: digite o endere?o wap.folha.c



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES