Cresce devolução de cheque sem fundo

O índice é o maior desde 1991

Avalie a matéria:
Cresceu a inadimplência | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A retomada do crescimento econômico no segundo semestre de 2009 não foi suficiente para que todos brasileiros pagassem as contas em dia: 2,15% dos cheques compensados foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos. Foi o maior percentual desde 1991, ano em que teve início o levantamento do Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos.

O recorde se deve, sobretudo, ao primeiro semestre do ano passado, quando a inadimplência com cheques foi de 2,30% - o pior semestre da história. De acordo com o Serasa, as vendas financiadas com cheques pré-datados foram alternativas para o varejo neste período porque havia ?um quadro de liquidez reduzida? motivada pela falta da oferta de crédito.

No segundo semestre, a economia voltou a crescer e, diante deste cenário, a oferta de crédito ao consumidor foi normalizada. Com isso, a inadimplência com cheques diminuiu e chegou a 1,99%. Mesmo com a queda, foi o segundo semestre com maior inadimplência da história.

A pesquisa mostrou ainda que o brasileiro usou menos cheques no ano passado. O volume de cheques compensados na comparação entre 2009 e 2008 caiu 11,57%. No entanto, quando se consideram os cheques devolvidos, na mesma comparação de tempo, o recuo foi de 4,07%. Com o resultado, o Serasa avaliou que ?houve uma perda da qualidade do cheque, dado que o volume de cheques devolvidos caiu menos do que o total de cheques compensados?.

O Estado que registrou o maior percentual de cheques devolvidos foi o Amapá, com 10,20%. Na sequência aparecem o Maranhão, com 9,65%, e Roraima, com 8,92%. São Paulo possui a melhor marca entre os Estados, com apenas 1,64% dos cheques devolvidos. O Rio de Janeiro ficou na vice-liderança, com 1,73% de devoluções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES