Crescem dívidas no meio familiar na capital do Piauí

Até o mês de maio de 2012, a taxa de comprometimento da renda familiar dos teresinenses foi de 39,9%.

Crescem dívidas no meio familiar em Teresina. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As famílias brasileiras continuam se endividando. Isto foi comprovado segundo dados divulgados pelo Banco Central que registram um novo recorde em junho.

De acordo com esses valores, no mês citado, 22,38% dos ganhos mensais dos brasileiros eram destinados ao pagamento de dívidas, enquanto que em um mês antes era de 21,93%. No Piauí, números também comprovam o quanto as famílias piauienses têm se endividado.

Com dados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio, intitulada Perfil de Endividamento do Consumidor de Teresina, constata-se que até o mês de maio de 2012 a taxa de comprometimento da renda familiar dos consumidores foi de 39,9%. Já no acumulado de março a maio a média obtida foi de 38,4%.

A pesquisa também revelou valores modais de endividamento e constatou que no setor familiar o grupo feminino é o que mais compromete sua renda (38,7%). A faixa de idade com maior comprometimento está entre 25 e 34 anos (40,5%) e a faixa de escolaridade mais endividada está no ensino fundamental com (41,7%).

De acordo com economistas, estes números estão cada vez maiores porque a sensação de elevação do poder de compra da classe C está maior e as últimas medidas econômicas observadas no cenário nacional, ditas expansionistas para o critério da economia, tendem a impulsionar novas aquisições.

?Juros mais baixos, IPI reduzido e facilidade de crédito. Toda esta conjuntura influencia o comprometimento da renda das famílias como um todo?, acrescentou a economista Karine Mota.

Ao mesmo tempo em que surgem estas novas facilidades de mercado, surgem também algumas dicas de como se proteger do endividamento e equilibrar as contas para não se envolver nos riscos do acumulado.

É preciso estar atento ao optar por adquirir determinado bem ou serviço.

Conforme a economista o indivíduo precisa se perguntar se existe uma necessidade real de obter o produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES