Crise continuará na América Latina em 2010

América Latina está sofrendo as consequências de um problema que não criou e uma situação que se originou nos países industriais

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Ángel Gurría, afirmou nesta segunda-feira (8) que o desemprego continuará a crescer em 2010 e que a América Latina foi atingida pela crise, apesar de ter adotado as políticas corretas.

Para Gurría, a América Latina "está sofrendo as consequências de um problema que não criou e uma situação que se originou nos países industriais e nos setores financeiros dos países industriais. A América Latina está resistindo melhor".

Sobre o desemprego, o dirigente da OCDE disse que o ritmo atual do mercado de trabalho no mundo é de contração e os números de desemprego seguirão crescendo no próximo ano. "O emprego é um indicador que vai com atraso. O emprego seguia crescendo quando estávamos nos contraindo."

"Da mesma forma, quando começarmos a aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) nominalmente, o desemprego seguirá crescendo. Em 2010, nossos números de desemprego chegarão a seu ponto mais alto, 10% de média, ou um pouco mais no caso da Europa", acrescentou.

Gurría e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick discursaram ontem no 15º Fórum Econômico Internacional das Américas, que termina na quinta-feira (11), na localidade canadense de Montreal.

Zoellick disse que a China não é um país em desenvolvimento normal e que "provavelmente surpreenderá de forma positiva".

O presidente do Banco Mundial afirmou ainda que, no médio prazo, países como Brasil, China e Índia "terão um papel importante" e advertiu do risco sobre as nações europeias centrais se a integração com o resto da Europa for interrompida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES