“Crise mundial vai ter impacto no Brasil”, admite Henrique Meirelles presidente do BC

No entanto, ele ressaltou que o país está mais preparado do que nas turbulências anteriores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admitiu nesta segunda-feira (22) que a crise do setor financeiro mundial ter? impacto no Brasil. No entanto, ele ressaltou que o pa?s est? mais preparado do que nas turbul?ncias anteriores.

?Existe um impacto sim, n?o se pode negar. A crise afeta a todos. O importante ? que tenhamos sa?de para enfrent?-la?, disse.

Meirelles fez uma analogia da situa??o da economia brasileira atual frente ? de uma pessoa que est? doente. ?Se um paciente est? muito vulner?vel e pega o v?rus da gripe, isso pode se transformar em uma pneumonia. No entanto, se ele est? mais resistente, pega apenas um resfriado?, afirmou.

O ministro ressaltou ainda que o BC segue acompanhando a crise ?com muita aten??o, monitorando hora a hora, dia a dia?. Segundo Meirelles, ?n?o subestimamos a crise, mas estamos certos de que o Brasil est? fazendo a li??o de casa?.

Defesas

Falando a uma plat?ia de empres?rios durante o ?F?rum de debates hol?stico e empresarial" na capital paulista, o presidente do Banco Central afirmou que o Brasil aproveitou os ?ltimos anos para refor?ar sua capacidade de resistir ?s crises.

Segundo ele, um dos principais fatores que evidenciam o aumento das defesas do pa?s foi a elimina??o da d?vida dom?stica atrelada ao d?lar. De acordo com Meirelles, anteriormente cerca de 40% da d?vida nacional era fixada na moeda norte-americana, o que fazia com que o servi?o total da d?vida tivesse aumento com a valoriza??o do d?lar.

Segundo presidente do BC, atualmente o cen?rio ? inverso: como o governo ? credor em d?lar, o valor da d?vida cai com o valor da divisa. ?Em vez de c?rculo vicioso, temos um c?rculo virtuoso?, declarou ele.

Meirelles destacou ainda a redu??o no tamanho da d?vida p?blica - hoje na casa de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) contra os 56% registrados em 2003 - e o aumento das reservas internacionais, que passaram de US$ 16 bilh?es para US$ 208 bilh?es na mesma compara??o. Al?m disso, ele tamb?m afirmou que os ?ndices de vulnerabilidade externa do pa?s est?o caindo.

Meirelles finalizou seu discurso se dizendo confiante de que o Brasil manter? o processo de crescimento da economia, apesar do cen?rio mundial turbulento. ?Antes, o Brasil ia muito bem quando a economia mundial ia bem, e muito mal quando a economia mundial ia mal. Hoje, com a economia mundial mal, esperamos que o Brasil v? apenas bem?, disse o presidente do BC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES