Crise não reduzirá empregos no Ceará

As palavras que expressam a tranqüilidade vieram de um dos representantes do setor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O assunto de maior preocupa??o e aten??o do momento, a crise econ?mica global, n?o deve impactar em redu??o de postos de trabalho em um dos setores industriais de maior peso do Cear?: a ind?stria de cal?ados. As palavras que expressam a tranq?ilidade vieram de um dos representantes do setor: ?Nesse ?ltimo trimestre n?o vamos ter desemprego. Mas o setor deve se manter est?vel em 2008, interrompendo o n?vel de crescimento que vinha apresentando em anos anteriores?, ressalta o presidente do Sindicato das Ind?strias de Cal?ados e Vestu?rio de Juazeiro do Norte (Sindind?stria), Ant?nio Mendon?a. No entanto, segundo ele, as contrata?es tempor?rias para as festas de fim de ano devem trazer receio aos empres?rios.

Em agosto ? antes da bolha financeira estourar ? a taxa de ocupa??o assalariada na ind?stria do Estado tinha crescido 2,74%, em rela??o a igual m?s de 2007 ? o segundo melhor resultado no Cear?, dentre os setores estudados pela Pesquisa Mensal do Emprego e Sal?rio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE). No acumulado de oito meses o indicador teve 1,72% de alta.

Todavia, em ?mbito nacional, j? n?o se pode ter as mesmas perspectivas de atravessar o momento delicado atual esbanjando n?meros positivos. O setor brasileiro inicia a trajet?ria de fim de ano com s?rias preocupa?es.

No Rio Grande do Sul, mesmo antes da grande deteriora??o dos mercados vir ? tona, os n?meros relativos ao emprego industrial cal?adista j? n?o eram positivos: -1,62%, no confronto agosto de 2008/agosto de 2007 e -3,72%, no comparativo acumulado do ano.

O presidente da Associa??o Brasileira das Ind?strias de Cal?ados, Milton Cardoso, manifestou sua inquieta??o perante os n?meros do Instituto. Para ele, a queda no pessoal ocupado de 3,14% no m?s e de 9,61% no acumulado de 12 meses, somente encontra explica?es no que ele chama de ?verdadeira invas?o de produtos importados? que est? tomando conta do mercado brasileiro.

O dirigente lembra que o segmento cal?adista emprega diretamente mais de 300 mil pessoas no Pa?s e que ? respons?vel indireto por outros 500 mil empregos em setores fornecedores, como a cadeia t?xtil, qu?mica, de componentes e m?quinas e equipamentos.

A ind?stria cal?adista brasileira tamb?m ? destaque no cen?rio mundial. ? o terceiro maior produtor e tamb?m o quinto exportador.

Exporta?es mantidas

No Cear?, at? o momento, os neg?cios do setor com outros pa?ses est?o mantidos. ?Nada foi cancelado. Os contratos de exporta??o s?o feitos com muita anteced?ncia e s?o cumpridos. Agora, se a crise perdurar, no in?cio de 2009, podemos ter problemas, tanto na gera??o de empregos, como nas exporta?es?, avalia o presidente do Sindind?stria. No entanto, a queda na renda em outros pa?ses, pode atrapalhar posteriormente.

?Do lado das exporta?es, com toda a dificuldade cambial, pois n?o podemos esquecer que, ao final de agosto, o d?lar ainda era cotado a R$ 1,63, a ind?stria brasileira ainda conseguiu se sair bem, registrando no per?odo de janeiro a agosto uma queda de apenas 3% em pares e um crescimento de 1,8% em d?lares?, pontua o titular da Abica.

Nesse intervalo, conforme o Centro Internacional de Neg?cios (CIN) ? vinculado ? Federa??o das Ind?strias do Estado do Cear? (Fiec) ? a ind?stria local enviou US$ 222,75 milh?es a outros pa?ses, sobretudo os EUA (alta de 9,4%, em rela??o ao acumulado janeiro/agosto de 2007).

O Cear?, sem d?vida alguma, se comparado com outros estados, como S?o Paulo e Rio Grande do Sul, tende a se beneficiar com a crise. Fatores comparativos como a desvaloriza??o do real frente ao d?lar, o que deve ajudar nas exporta?es, e a sua localiza??o privilegiada, deve fazer com que mais ind?strias se instalem em seu territ?rio. Se a produ??o anual do Brasil cair de 600 milh?es de pares (2007), para 500 milh?es ou 400 milh?es, o Cear? dever? produzir acima dos 100 milh?es. ? um setor que gera 60 mil postos de trabalho no Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES