Curso grátis ajuda pequenos empreendedores a abrir empresa no Piauí

O gerente de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda, disse que hoje está mais fácil abrir um negócio no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de trabalhadores saindo da informalidade cresceu nos últimos anos no Brasil. Já são mais de 4,7 milhões de pessoas que optaram por montar o próprio negócio e estar dentro da lei. O Piauí tem se destacado entre os outros Estados, com 41.188 microempresários formalizados entre 2010 e 2014. A facilidade e os incentivos para a abertura de pequenas empresas são os responsáveis pelo crescimento.

De acordo com o gerente de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae-PI, Francisco Holanda, hoje está bem mais fácil abrir uma empresa, devido a globalização, a acessibilidade à internet, a tecnologias e sobretudo aos cursos gratuitos disponíveis para montar um negócio.

“Hoje depende mais da própria pessoa em abrir uma empresa. Tudo é questão de buscar informação que já se encontra acessível a todos. Aqui mesmo no SEBRAE disponibilizamos diversos cursos de capacitação para quem deseja sair da informalidade; montar a própria empresa. Essa é uma demanda crescente, percebemos isso com os dados do Microempreendedor Individual, o MEI, cujos números estaduais mostram que o Piauí tem se destacado”, revela.

Holanda ainda destaca que o empreendedor deve se preparar na hora de abrir a sua empresa e não se deixar levar pelos negócios que são tendência. Segundo ele, o primeiro passo é a identificação com a atividade que o empreendedor quer investir, a busca de informação e pesquisas, como custos, localização, além de estudos de mercado, é o segundo passo a se tomar. Por último, é a elaboração do Plano de Negócio, que mostrará se esse empreendimento é viável.

O risco do negócio não dar certo é grande para quem descumpre ou pula alguma dessas etapas, principalmente a falta de capacitação e investimento em tecnologias, pois é preciso se manter atualizado e ficar à frente da concorrência para que a empresa sobreviva.

O Piauí tem bons números em relação ao índice de sobrevivência de empresas acima de dois anos. Por aqui, há uma chance 75% para que os negócios permaneçam ativos, resultado do grande interesse de crescer dos microempresários piauienses.

Para quem deseja montar um negócio e sair da informalidade ou mesmo procurar capacitação, o SEBRAE sempre está oferecendo diversos cursos gratuitos, como o NAMEDIDA, que visa levar ao microempresário conhecimentos sobre planejamento estratégico, gestão de pessoas e equipe e marketing. Outra aposta da instituição é o SEI, onde o principal objetivo é capacitar o em-preendedor individual por meio de soluções específicas para melhorar a gestão de negócios e promover a consolidação e fortalecimento do mercado.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES