Banana é o produto mais vendido no estado do Piauí

Cotação dos preços é usada para aferir índice da inflação

Avalie a matéria:
Banana | Hélvio Meneses
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A banana é uma das frutas mais nutritivas que existem e depois da maçã, é a fruta mais consumida em todo mundo. No entanto, no gosto do piauiense não é bem assim e a banana consta no topo do ranking dos produtos mais vendidos na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), reinando absoluta como a preferida da maioria da população.

A lista com os produtos mais vendidos na Ceapi é feita mensalmente, junto com a verificação diária da cotação dos preços dos produtos comercializados. Para se ter uma ideia do quanto a fruta está entre as mais consumidas nos lares piauienses, enquanto a banana lidera o ranking com 3.435,5 toneladas somente no mês de abril, a maçã, que é a preferência mundial figura na 8ª colocação com 1.100 toneladas comercializadas. João Cícero Lima, auxiliar técnico da Ceapi, revela que não foi só no mês de abril que a fruta ocupou tamanho destaque.

“Fazemos esse levantamento todos os meses e sempre a banana figura entre os preferidos”. Ele diz acreditar que o gosto do piauienses pela banana é positivo porque se trata de um produto que temos uma produção interna boa e o fato de estar entre os produtos mais consumidos fortalece a economia local. “Dessas cerca de 3.500 toneladas de banana comercializadas em abril aqui na Ceapi, a produção interna correspondeu a 670 toneladas da fruta".

 Os números da Ceapi no mês de abril foram positivos para o período, de acordo com a análise do responsável pela aferição dos números do ranking e da cotação diária de preços, o auxiliar técnico João Cícero Lima. Só no último mês, foram comercializadas 28.238 toneladas de frutas, hortaliças, verduras, aves e pescados na Ceapi. Ainda assim, a comercialização desses produtos em abril foi inferior ao mês de março com uma diferença de 801,3 toneladas a menos.

“Esse índice de comercialização em abril menor do que março foi normal, tendo em vista que no mês anterior devido à semana santa o consumo e demanda foi bem maior. Para este mês de maio esperamos um incremento maior por conta de que se se avizinha a safra da melancia em Barras”, explica o técnico.

A maior importância da existência do ranking e da pesquisa diária de preços Ceapi se dá por que é através dela que a Fundação Cepro, por exemplo, afere e calcula o valor da inflação dos alimentos e a influência dos preços praticados na cesta básica.

Além disso, os preços aqui no estado são repassados todos os dias para a Conab em Brasília que divulga um boletim com os pregão dos principais produtos das Centrais de Abastecimento em todo o país. Embora a banana seja o carro chefe da comercialização aqui no Piauí, outros produtos também movimentam esse rico mercado a exemplo de outras frutas como a laranja, o coco e a melancia e também as hortaliças como a cebola, o tomate e a batata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES