De outubro a abril, exportações de café no mundo somam 78 milhões de sacas

Vendas ao exterior da América do Sul corresponderam a 43%, Ásia & Oceania 36%, México & América Central 11% e África 10% no acumulado de sete meses

Exportação café | Marcelo Camargo / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As exportações globais de todos os tipos de cafés, no acumulado de sete meses, especificamente no período de outubro de 2021 a abril de 2022, totalizaram o equivalente a um volume físico de 77,81 milhões de sacas de 60kg. Esse volume apontado consolida o que foi exportado por todos os países produtores de café do planeta, os quais estão agrupados em quatro grandes regiões produtoras: América do Sul, Ásia & Oceania, México & América Central e África.

Em relação à América do Sul, maior região produtora de café do mundo, cujas exportações, a despeito de terem atingido 33,8 milhões de sacas de 60kg, no acumulado dos sete meses em referência, registraram uma redução de 12,7% em comparação com o mesmo período anterior.

Brasil é o maior produtor e exportador em nível mundial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tal declínio encontra respaldo principalmente nas exportações do Brasil, maior produtor e exportador em nível mundial, que, ao atingirem 23,5 milhões de sacas, registraram queda de 18%, e, também, na Colômbia, terceiro país maior produtor de café, que, ao somarem 7,34 milhões de sacas, denotaram uma queda de 9,8% nas vendas ao exterior, na mesma base comparativa dos sete meses citados.

Em relação à Ásia & Oceania, cujas exportações de café acumuladas nos sete meses citados atingiram 28,06 milhões de sacas de 60kg, em contraponto, houve um crescimento de 9% nas vendas em comparação com o mesmo período anterior. Tal performance positiva está relacionada diretamente às exportações do Vietnã, segundo maior produtor em nível mundial, país que registrou um aumento de 21,6% no acumulado de sete meses ao totalizar 17,97 milhões de sacas.

Relatório

Esta divulgação e análises da performance das exportações da cafeicultura mundial, com foco no desempenho acumulado do período de outubro de 2021 a abril de 2022, tiveram como fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – maio 2022, da Organização Internacional do Café - OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES