Deixamos para trás o período de crescimento fraco, diz Mantega

Para ministro, alta de 1,5% na produção industrial é um “bom resultado”. Crescimento vai se manter nos próximos meses, acrescentou

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (2) que o período de "crescimento fraco" da economia brasileira ficou para trás. Ele avaliou que a alta de 1,5% na produção industrial em agosto, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior desde maio deste ano, é um "bom resultado". Acrescentou que, em sua visão, o crescimento vai se acelerar e se manter nos próximos meses.

"O crescimento da produção industrial de 1,5% demonstra que já estamos com um gradual aquecimento da economia brasileira. Estamos deixando para trás a condição pior para a indústria. A indústria vem de um primeiro semestre fraco, porém, já está dando sinais de reação", declarou o ministro da Fazenda.

O Ministério da Fazenda revisou recentemente de 3% para 2% sua estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano, valor que ainda está acima dos 1,6% de expansão estimados pelo Banco Central e dos 1,57% de alta previstos pelos analistas do mercado financeiro. Em junho, o ministro chegou a classificar como uma "piada" a previsão de alta de 1,5% para o PIB brasileiro feita pelo Credit Suisse.

Demanda em alta

Segundo Mantega, há vários elementos que impulsionam a produção industrial. "Em primeiro lugar, a demanda está aumentando gradualmente. Portanto, aumento de consumo de produtos industriais, de bens de consumo duráveis, não-duráveis, etc. Em segundo lugar, a exportação de manufaturados está aumentando graças às medidas de câmbio mais favorável", disse.

De acordo com o ministro, a desoneração da folha de pagamentos, que começou a ser implementada no ano passado e que foi ampliada em 2012, também favorece a exportação, pois desonera totalmente o produto exportado. "E nós temos também a MPI [Margin Purchase Index], que é o índice dos gerentes de vendas das empresas, que aponta para uma expectativa de crescimento das vendas da indústria", afirmou ele.

Produção industrial em agosto

Os dados do IBGE sobre a produção industrial, na análise por setores, mostram que 20 dos 27 ramos registraram aumento na produção, com destaque para o de veículos automotores, que subiu 3,3%, puxado pelo crescimento na produção de automóveis. Essa é a terceira alta positiva seguida.

Também tiveram influência sobre o resultado de agosto as altas das produções dos setores de alimentos (2,1%), fumo (35,0%), refino de petróleo e produção de álcool (2,5%), outros produtos químicos (1,9%), farmacêutica (3,1%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (5,9%).

Na contramão, entre os ramos que reduziram a produção está o de setores de máquinas e equipamentos (-2,6%).

Na análise entre as categorias de uso, a de bens de consumo duráveis cresceu 2,6%, representando a maior alta no mês e acumulando alta de 9,4%. O segmento de bens intermediários cresceu 2,0% e o de bens de consumo semi e não duráveis, 1,2%. O setor produtor de bens de capital mostrou alta de 0,3% em agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES