“Descoberta pode elevar Brasil”, diz WSJ

Wall Street Journal diz que descoberta da Petrobras pode elevar Brasil a potência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornal americano "The Wall Street Journal" diz em sua edi??o desta sexta-feira que a nova descoberta de petr?leo na Bacia de Santos, anunciada na quarta-feira, "esquenta especula?es" sobre a ascens?o do Brasil ao grupo dos grandes exportadores globais e de que o pa?s tem reservas suficientes para "aliviar a press?o sobre os crescentes pre?os do petr?leo".

Segundo a reportagem, "a descoberta ? a ?ltima em uma s?rie de a?es bem sucedidas da empresa, aumentando as esperan?as de que o Brasil ser? a nova grande novidade em petr?leo global".

"Com o pre?o do petr?leo batendo novos recordes, grandes descobertas no Brasil iriam aumentar o otimismo da ind?stria energ?tica de que o pa?s poderia suprir petr?leo suficiente para manter o ritmo da crescente demanda", diz o jornal.

"Nas negocia?es na quinta-feira, na Bolsa de Nova York, o pre?o do barril caiu US$ 2,36, ou 1,8%, para US$ 130,81 o barril, em parte diante da perspectiva de maior suprimento vindo do Brasil", afirma.

Segundo o jornal, as descobertas seriam especialmente bem-vindas nos Estados Unidos, garantindo uma nova fonte de petr?leo em seu hemisf?rio.

"O foco de aten??o ? a Bacia de Santos, uma s?rie de campos de petr?leo potenciais enterrados sob milhas de ?guas oc?anicas, terra e uma teimosa camada de sal. A perfura??o explorat?ria em diferentes campos produziu petr?leo bastante similar, alimentando uma excitante nova teoria: de que a bacia pode ser um cont?nuo mega-dep?sito de petr?leo."

O jornal afirma, no entanto, que apesar do otimismo, observadores dizem que h? boas raz?es para ceticismo.

"A explora??o e a extra??o de petr?leo em ?guas super-profundas s?o uma empreitada cara e arriscada. O sal que fica sobre os potenciais campos soma desafios t?cnicos porque muda de lugar e ? propenso a mudan?as bruscas de press?o. E apesar dos avan?os na tecnologia de imagens geol?gicas, ? imposs?vel saber a quantidade e a qualidade do petr?leo escondido em um dep?sito at? que ele comece a jorrar - um processo que leva anos."

Mas, segundo o WSJ, os investidores n?o est?o esperando para apostar neste potencial.

"A fatia da Petrobras negociada publicamente aumentou tanto este ano que o valor de mercado da companhia ultrapassou o de empresas de nomes conhecidos, como a General Electric e a Microsoft", afirma o jornal.

Segundo a reportagem, s? com as reservas j? encontradas o Brasil, provavelmente, chegaria ao topo dos exportadores latino-americanos.

"Para um pa?s que come?a a abandonar seu passado como pa?s em desenvolvimento vol?til, tanta bonan?a pode ser bom ou ruim. O dinheiro do petr?leo vai encher os cofres do governo, mas tamb?m pode deixar o Brasil tentado a adotar h?bitos esbanjadores de outros grandes exportadores de petr?leo", conclui o WSJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES