Desempregado poderá pagar contribuição ao INSS para garantir aposentadoria

O contribuinte terá direito a pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, além da contagem da aposentadoria

Aposentadoria pelo INSS | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desempregados podem continuar contribuindo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para continuar contabilizando suas aposentadorias e obter outros benefícios previdenciários.

A medida consta no código 1045, que autoriza a contribuição como segurado facultativo. Com isso, o desempregado poderá pagar 20% do salário contribuído. Ou seja, caso seja considerado o valor base do salário mínimo, os beneficiários deverão contribuir com R$ 220 ao INSS.

A medida consta no código 1045, que autoriza a contribuição como segurado facultativo | FOTO: Agência Brasil

Os contribuintes que colaboram com a Previdência Social, a cada seis meses garante a possibilidade de solicitar a aposentadoria pelo INSS. Segundo as regras da Reforma da Previdência, o beneficiário poderá se aposentar por idade, levando em consideração a regra de transição por tempo de contribuição com mínimo de 15 anos.

Outras garantias

Além da contagem da aposentadoria, o contribuinte também terá direito a pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Caso o contribuinte seja de baixa renda e esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), a contribuição poderá ser menor. Segundo a Previdência, o beneficiário poderá pagar 5% do salário mínimo ou a taxa mensal de R$ 55.

O INSS informou, no entanto, que os contribuintes, nesses casos, só poderão se aposentar por idade.

Com informações do Brasil Econômico



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES