Desemprego cai para o menor nível do ano

Desemprego desacelera e atinge menor nível do ano, aponta IBGE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em 7,5% em outubro, desacelerando em relação a setembro, quando a desocupação havia significado 7,7% do total do mercado de trabalho nessas regiões. Trata-se também do menor índice desde dezembro de 2008, quando estava em 6,8%.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a outubro do ano passado (7,5%), o índice ficou estável. O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados ficou estável em relação a setembro, na média de R$ 1.349,70. Na comparação com igual período em 2008, foi constatada alta de 3,2%. O contingente de desocupados totalizou 1,8 milhão de pessoas no total das regiões pesquisadas.

Na comparação com setembro, houve queda de 2,5%; já em relação a outubro de 2008, verificou-se crescimento de 0,6%. O IBGE constatou variações significativas na comparação com outubro de 2008 em São Paulo (+10,4%) e no Rio (-21,8%). A população ocupada somou 21,5 milhões de pessoas, indicando estabilidade tanto na comparação com setembro como em relação a outubro do ano passado. Por setores, a indústria registrou aumento de 1,8% na oferta de vagas, em relação a setembro --o que significou 64 mil postos de trabalho a mais.

Na comparação com outubro de 2008, houve redução de 0,6% --ou 20 mil vagas a menos. Já na construção, foi verificado aumento de 0,3% sobre setembro (ou 5.000 vagas a mais), e de 1,6% em relação a outubro do ano passado (ou 26 mil novas vagas). No comércio, houve aumento de 0,5% na oferta de empregos (ou 19 mil vagas a mais) frente a setembro, mas houve queda de 1,4% contra outubro de 2008 (ou uma perda de 56 mil vagas).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES