Desemprego é maior em cidades com mais negros, aponta FGV

Estudo leva em conta dados de 2008 e 2009 da PNAD

Capitais como Recife e Salvador tinham taxas maiores do que Porto Alegre | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cidades com maior população negra e parda do país, como Salvador e Recife, apresentam maiores taxas de desemprego do que aquelas com menor população negra ou parda e maior índice de população branca, como Porto Alegre e Belo Horizonte, aponta estudo divulgado nesta segunda-feira (7) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), levando em conta dados de 2008 e 2009.

O levantamento aponta, contudo, que índices de desemprego diminuíram consideravelmente nos últimos dez anos, fruto de maior educação e qualificação para o trabalho. O estudo foi feito pelos economistas Fernando de Holanda Barbosa Filho e Samuel de Abreu Pessôa, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Nos anos de 2008 e 2009, Belo Horizonte apresentava taxas de desemprego de 7% e 9%, respectivamente. No mesmo período, as taxas em Porto Alegre eram de 6,8% e 7,6%. São Paulo tinha taxas de 9% e 11,1% e, o Rio de Janeiro, de 9,9% e 9%.

As cidades com taxas de desemprego mais elevadas eram Recife, com 15,2% em 2008 e 15,9% em 2009, e Salvador, com 14,2% e 14,2%, respectivamente.

De acordo com a FGV, os dados mais recentes da PNAD, que são de 2009, apontam que, na Bahia, 30% da População Economicamente Ativa (PEA) é formada por negros e 53% por pardos. No Rio Grande do Sul, os brancos são 80%, 7% são negros e 10,8% são pardos, diz o estudo.

De acordo com o economista Barbosa Filho, a pesquisa foi feita com o cruzamento dos dados da PNAD.

O economista explica que, fora o nível de desemprego, que já é mais baixo em Porto Alegre do que nas demais cidades, entre os fatores demográficos, o que mede a cor e a raça revelou-se o mais importante para explicar o diferencial da taxa de desemprego entre as regiões avaliadas.

"O mercado de trabalho em Porto Alegre, contudo, já funciona melhor lá, dadas as taxas de desemprego mais baixas", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES