Desemprego e rendimento recuam em abril, aponta pesquisa do IBGE

O resultado é o melhor para abril desde 2002, quando iniciou a série histórica.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego de abril foi de 6%, ante 6,2% registrados em março. Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (24). O resultado é o melhor para abril desde 2002, quando iniciou a série histórica.

A perda do ritmo da taxa interrompe uma sequência de altas iniciada em dezembro, quando a desocupação verificada foi de 4,7%, seguida de 5,5% (janeiro), 5,7% (fevereiro).

Na relação com abril de 2011 também foi registrado recuo, na comparação com a taxa foi de 6,4%.

O IBGE faz o levantamento em seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).

O contingente de desocupados foi estimado em 1,5 milhão de pessoas em abril, apresentando estabilidade em relação ao mês anterior e a abril de 2011.

O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em 53,7% para abril. De março para abril, esse indicador não se alterou, o que também ocorreu no confronto com abril do ano passado. Regionalmente, na comparação mensal, todas as regiões mantiveram-se estáveis. Na relação com abril de 2011, esse indicador subiu 1,1 ponto percentual na região metropolitana de Belo Horizonte.

O rendimento médio real (descontada a inflação) dos trabalhadores foi de R$ 1.719,50, recuando 1,2% em relação a março (R$ 1.740,10). Na comparação com abril de 2011 esta estimativa aumentou 6,2%.

Na análise regional, o rendimento médio aumentou nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (1%) e de Belo Horizonte (0,5%), na relação de abril com o mês anterior. Houve declínio em São Paulo (1,7%), Recife (1,6%), Rio de Janeiro (1,6%) e Salvador (1,4%). Na comparação com abril do ano passado o rendimento cresceu em todas as regiões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES