Desemprego fica em 8,6%, aponta IBGE

O resultado de março surpreendeu o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego nas seis principais regi?es metropolitanas do Brasil subiu para 8,6% em mar?o, praticamente est?vel em rela??o aos 8,7% verificados no m?s anterior, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica). ? o menor resultado para um m?s de mar?o, desde o in?cio da s?rie hist?rica, em mar?o de 2002. Em rela??o a fevereiro do ano passado, por?m, o ?ndice recuou 1,5 p.p. (ponto percentual).

O resultado de mar?o surpreendeu o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, Cimar Azeredo. Ele lembrou que normalmente, o m?s de mar?o ainda apresenta alta no n?vel de desempregados, acompanhando o ritmo de janeiro e fevereiro. A expectativa, pela establidade verificada na pesquisa, ? que a inflex?o da taxa, esperada os meses mais pr?ximos da metade do ano, ocorra mais cedo.

"Esperava-se uma alta, o que n?o ocorreu. Se o cen?rio atual da economia se mantiver, a taxa poder? cair antes do tempo habitual.? de se esperar que se tenha o melhor abril da s?rie, a n?o ser que algo d? muito errado", afirmou.

Segundo Azeredo, contribuiu para o resultado de mar?o a cria??o de postos de trabalho, ? medida em que o n?mero de pessoas procurando emprego vem aumentando, e o n?vel de desocupados est? em um patamar menor do que em anos anteriores.

"Hoje, h? mais gente no mercado de trabalho de que h? alguns anos", resumiu.

O contingente de desocupados totalizou 2 milh?es de pessoas no total das regi?es pesquisadas. Isso indica estabilidade na compara??o com fevereiro, e redu??o de 14,1% (menos 328 mil pessoas) na compara??o com mar?o de 2007.

O n?mero de empregados com carteira assinada tamb?m ficou est?vel em rela??o a fevereiro, e cresceu 8,7% em rela??o ao constatado em mar?o de 2007. A popula??o ocupada somou 21,3 milh?es, varia??o negativa de 0,6% em rela??o a fevereiro, nas seis regi?es metropolitanas pesquisadas. Na compara??o com fevereiro de 2007, houve expans?o de 3,5%.

J? o rendimento m?dio real dos trabalhadores ocupados caiu 0,6%% em rela??o a fevereiro, ficando em R$ 1.188,90.

Nas regi?es metropolitanas avaliadas, Recife registrou queda, com taxa de 9,7%, ante 11% verificado no m?s anterior.Em Belo Horizonte, a taxa de desocupa??o caiu para 7,2%, depois de ter ficado em 7,7%.

Em Salvador, o n?vel de desemprego subiu de 12,2% registrado em fevereiro, para 12,8%, em mar?o. Movimento semelhante foi constatado em Porto Alegre, onde a taxa subiu para 6,9% em mar?o, depois de ter ficado em 6,5% no m?s anterior.

Na regi?o metropolitana de S?o Paulo, o quadro ficou praticamente est?vel, com taxa de 9,4% em mar?o, ante 9,3% em fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES