Desemprego recua 6% e é o menor para abril em 10 anos, diz IBGE

Contingente de desempregados foi estimado em 1,5 milhão de pessoas.

Essa é a menor taxa para o mês de abril desde 2002. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) caiu de 6,2% em março para 6% em abril, segundo mostra a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (24). Esse índice é o menor para o mês de abril desde 2002. Em abril de 2011, a desocupação havia ficado em 6,4%.

Em abril, o registro do IBGE mostra um contingente de desempregados estimado em 1,5 milhão de pessoas - estabilidade nas comparações mensal e anual. Já a população ocupada somou 22,7 milhões - sem variação significativa, segundo o IBGE, em relação ao mês anterior. Mas, na comparação com abril de 2011, houve aumento de 1,8%. No setor privado, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada atingiu 11,1 milhões - mostrando estabilidade sobre março. Já na comparação anual, foi registrado aumento de 2,8%.

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, o desemprego não registrou variação na comparação mensal. Já em relação a abril de 2011, a taxa recuou 1,9 ponto percentual nas regiões metropolitanas de Recife e Salvador. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a estimativa subiu 0,8 ponto percentual. Nas demais regiões, houve estabilidade.

Salário

Quanto às remuneração dos trabalhadores, o salário médio ficou em R$ 1.719,50, uma queda de 1,2% em relação ao mês anterior. Porém, na comparação com abril do ano passado, houve aumento de 6,2%.

Na análise regional, o salário médio dos trabalhadores, na comparação com março, subiu nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (1,0%) e de Belo Horizonte (0,5%). Mas, teve queda em São Paulo (1,7%), Recife (1,6%), Rio de Janeiro (1,6%) e Salvador (1,4%). Sobre abril de 2011, o salário cresceu em todas as regiões.

Entre os setores pesquisados, o maior aumento no salário médio em relação a abril do ano passado, de 10,9%, foi em serviços domésticos.

Na classificação por categorias de posição na ocupação, a maior alta no rendimento médio real recebido, em comparação com abril de 2011, foi para as pessoas que trabalharam por conta própria (12,9%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES