Desemprego recua para 12,7% de maio para junho

A taxa de desemprego diminuiu de maio para junho em sete regiões metropolitanas do País.

Avalie a matéria:
Cai a taxa de desemprego | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego diminuiu de maio para junho em sete regiões metropolitanas do País. Segundo dados divulgados pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estudos Econômicos, Sociais e Estatísticos (Dieese) nesta quarta-feira, 12,7% estavam sem emprego no sexto mês do ano, ante 13,2% no anterior.

Em junho, o número de desempregados foi estimado em 2.79 milhões de pessoas, 109 mil a menos do que em maio. Houve redução na maioria das regiões metropolitanas. Apenas Fortaleza e Porto Alegre ficaram na estabilidade. Já o nível de ocupação teve alta em todas as regiões.

O nível de ocupação aumentou 0,8%, com a criação de 160 mil ocupações. O total estimado nas sete regiões do País foi de 19 milhões de pessoas com alguma ocupação.

O rendimento médio real dos ocupados e dos assalariados mostrou avanço. Seus valores foram estimados em R$ 1,2 mil e R$ 1,3 mil, aumentos de 1,1% e 1%, respectivamente.

Na separação por setores econômicos, apenas a indústria não mostrou avanço, ficando na estabilidade, com 7 mil ocupações a menos, ou -0,2%. Serviços (109 mil ocupações, ou 1,1%), Comércio (41 mil, ou 1,3%), Construção Civil (6 mil, ou 0,5%) e outros setores (11 mil, ou 0,7%) avançaram.

O número da População Economicamente Ativa (PEA) teve um leve acréscimo. Cerca de 50 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho no mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES