Desemprego sobe a 15% em seis regiões, segundo o Dieese

Na comparação com junho, a alta do desemprego foi resultado do fechamento de 9 mil vagas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de desemprego em seis das principais regiões metropolitanas do país ficou em 15% em julho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (26) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O desemprego praticamente não se alterou em relação ao mês de junho, quando estava em 14,8%, mas subiu em relação a julho de 2008, quando estava em 14,6%.

Na comparação com junho, a alta do desemprego foi resultado do fechamento de 9 mil vagas, além da entrada de 45 mil pessoas no mercado de trabalho, levando o número estimado de desempregados nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal a 3,029 milhões.

Regiões

Na passagem de junho para julho, a taxa de desemprego diminuiu no Distrito Federal, para 15,9%, Recife (18,9%) e Salvador (20,9%). A taxa da capital baiana foi a maior entre as pesquisadas.

Em Belo Horizonte e Porta Alegre as taxas ficaram estáveis em 11% e 12%, respectivamente. O desemprego subiu apenas em São Paulo, de 14,2% para 14,8%. O nível de ocupação apresentou variação negativa de 0,1% em julho, o que resultou no fechamento de 9 mil ocupações.

Em termos setoriais, o desempenho foi puxado pelo setor de serviços, que demitiu 77 mil pessoas no mês. Já o comércio criou 32 mil vagas, a indústria abriu 13 mil postos de trabalho, a construção civil criou 11 mil vagas e o agregado "outros setores" teve criação de 12 mil empregos.

No caso do comércio, julho foi o terceiro mês consecutivo de criação de postos de trabalho. Na indústria, foi o primeiro mês positivo após sete meses consecutivos de corte de vagas. O rendimento médio real dos ocupados variou 0,1% em junho ante maio e -0,2% ante junho de 2008, para R$ 1.202,00. A massa de rendimento dos ocupados subiu 0,5% ante maio e 1,2% ante junho de 2008.

São Paulo

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo voltou a subir no mês de julho, para 14,8%, depois de ter caído para 14,2% em junho. O nível de 14,8% repete a taxa de desemprego de maio deste ano. O contingente de desempregados aumentou em 67 mil pessoas, para 1,562 milhão.

O nível de ocupação caiu 0,4%, ou 39 mil vagas, puxado, principalmente, pelo fechamento de 67 mil postos no setor de serviços. O grupo agregado outros setores, que inclui construção civil e serviços domésticos, fechou 4 mil vagas no mês. O comércio criou 30 mil ocupações e a indústria, 2 mil. O rendimento médio real dos ocupados caiu 0,3% em junho ante maio e 2,3% ante julho de 2008, para R$ 1.226,00. A massa de rendimento dos ocupados não variou ante maio e caiu 2,3% ante junho de 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES